RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra eleita para a ABL

A escritora, dramaturga e roteirista Ana Maria Gonçalves fez história nesta quinta-feira (10). Ela foi eleita para ocupar a cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que estava vaga desde a morte do filólogo Evanildo Bechara. Com 30 votos, ela venceu outros 12 candidatos e se torna a primeira mulher negra a integrar a instituição centenária, em um marco inédito nos 128 anos da academia.

Nascida em Ibiá (MG), Ana Maria tem 55 anos e é autora do romance “Um defeito de cor”, uma obra de fôlego que atravessa séculos de história afro-brasileira por meio da trajetória de Kehinde, inspirada na figura de Luísa Mahin. O livro, lançado em 2006, foi consagrado pela crítica e adaptado como enredo da Portela no carnaval de 2024, consolidando seu impacto na cultura nacional. “É a história de uma mãe, heroína, filha de África, que pariu a liberdade dessa nação”, declarou a autora.

A eleição foi celebrada por nomes importantes da ABL. A antropóloga Lilia Moritz Schwarcz destacou o momento como simbólico para o feminismo negro e a renovação da academia. Gilberto Gil ressaltou o vigor da obra de Ana Maria e sua contribuição para uma literatura mais representativa. Já o presidente da ABL, Merval Pereira, afirmou que a escolha reafirma o compromisso da instituição com a diversidade cultural, de gênero e racial no cenário literário brasileiro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS