O prefeito de Cubatão, César Nascimento, apresentou uma moção de repúdio contra uma fala da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) durante a votação do projeto que aprovou a Lei Geral de Licenciamento Ambiental na Câmara dos Deputados.
A fala de Sâmia, aconteceu na madrugada de quinta-feira (17) e causou indignação da Administração Municipal. Segundo o discurso da parlamentar em plenário, as futuras gerações poderão sofrer com os danos ambientais e, neste momento, citou a cidade de Cubatão, afirmando que o local foi “uma zona industrial mundialmente reconhecida como Vale da Morte”.
A deputada também discursou dizendo que “até hoje, a população não consegue respirar pelo impacto sofrido no meio ambiente”.
Nascimento, na moção de repúdio, aponta que a cidade atualmente não é a mesma da década de 80.
“Tais referências, embora baseadas em um passado doloroso e real, que jamais negamos, ignoram de forma flagrante e injusta as últimas quatro décadas de um trabalho árduo, contínuo e bem-sucedido de recuperação e transformação”, afirma o executivo.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Para o prefeito, chamar Cubatão de “cidade fantasma” ou “Vale da Morte” não é mais um termo que condiz com a verdade dos fatos que ocorrem no local e também desonra a trajetória de recuperação ambiental do município. Nascimento ressalta que a cidade é um case de sucesso que deveria ser estudado.
A cidade, foi recentemente incluída na seleta lista “Tree Cities of the World”, neste ano de 2025. Este reconhecimento é capitaneado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e pela Arbor Day Foundation, que chancela o manejo florestal urbano e o compromisso da cidade com um futuro mais verde.



