RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é marcada por debates e propostas em Araçatuba

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres reúne lideranças e aprova propostas por equidade de gênero em Araçatuba

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Araçatuba, realizada nesta terça-feira (22), foi marcada por debates, reflexões e propostas para o fortalecimento de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, o combate à violência doméstica e a garantia os direitos das mulheres.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdima), em parceria com a Secretaria de Participação Cidadã, o encontro reuniu gestoras públicas, representantes da sociedade civil e de instituições, além de lideranças femininas, no teatro da Unip.

Com o tema “SP por Todas: Mais Direitos, Mais Cuidado e Mais Futuro”, o evento resultou na aprovação de 46 propostas e na escolha de seis delegadas, sendo quatro da sociedade civil e duas do poder público, que representarão Araçatuba na conferência estadual.

POLÍTICAS EFETIVAS

Compuseram a mesa solene o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, a presidente da Câmara, Edna Flor, a secretária de Participação Cidadã, Marianne Fornageiro, a presidente do Comdima, Lenice Freitas, e a defensora pública Nelise Cristina de Castro Santos.

Citando a primeira-dama, a vice-prefeita e a presidente da Câmara como referências pela trajetória e o trabalho que executam no Executivo e/ou Legislativo, o prefeito Lucas Zanatta falou sobre a urgência de políticas efetivas de enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres.

“Diante de todas as boas referências citadas, precisamos lutar pelas mulheres de Araçatuba que não são valorizadas, que estão acuadas e sozinhas. Nossa meta e proposta é combater o ciclo da violência com projetos que garantam a vida, a liberdade, os direitos e a saúde da mulher”, afirmou Zanatta.

A secretária de Participação Cidadã destacou a importância do encontro para ampliação da voz e protagonismo feminino. “Esta conferência é um convite para reconhecermos as conquistas já alcançadas e firmarmos o compromisso com a equidade, o respeito e a valorização do papel da mulher para um mundo mais justo e inclusivo”, disse Marianne.

APRESENTAÇÃO TEATRAL

A conferência municipal teve a apresentação teatral “Pelo Nosso Amor”, da Cia. Bom Humor. Com texto e direção de Eduardo Amaral, a peça usa cenas realistas que evidenciam diversas situações de opressão contra a mulher, como feminicídio e violação de direitos e abuso sexual.

As participantes foram divididas em salas para a discussão dos quatro eixos: governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos; enfrentamento de todas as formas de violência; autonomia financeira como estratégia para a igualdade e políticas de saúde integral da mulher.

PROPOSTAS

Na sequência, a plenária se reuniu novamente para avaliar as propostas apresentadas nas pré-conferências e votar aquelas que serão levadas para a conferência estadual, ainda sem data para a realização. O encontro foi encerrado com a eleição das delegadas.

“A conferência foi a oportunidade para consolidarmos um espaço de diálogo e reflexão, que resultou em proposições que poderão ser implementadas para o empoderamento feminino e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a presidente do Comdima.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS