Mais de três milhões de estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas nesta quarta-feira (24) em todo o estado de São Paulo, após o recesso do meio do ano. Nas regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto, o número de alunos que voltam às salas de aula chega a 183,3 mil.
Somente em Presidente Prudente são 11,8 mil estudantes; em Araçatuba, 11,1 mil; e em Rio Preto, 25 mil. O retorno marca o início do segundo semestre letivo e traz uma novidade: a preparação para as provas de recuperação, voltadas a alunos com notas iguais ou inferiores a cinco nos dois primeiros bimestres.
A recuperação é voltada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. As avaliações terão 15 questões de língua portuguesa e matemática, e 10 questões para as demais disciplinas do Currículo Paulista, incluindo os itinerários formativos do Ensino Médio técnico e profissional.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), as provas vão substituir a menor nota registrada no boletim do 1º semestre. Por isso, até mesmo alunos com notas acima de cinco poderão participar, sendo beneficiados com a revisão dos conteúdos.
As provas serão aplicadas durante o horário regular de aula, nos dias 6 ou 7 de agosto. Cada escola tem autonomia para definir o cronograma. Quem não puder comparecer nessas datas terá uma nova chance no dia 8, quando acontece a repescagem.
Entre os dias 23 de julho e 5 de agosto, professores e escolas estão orientados a trabalhar atividades de aprofundamento, com foco na revisão dos principais conteúdos e no reforço de estratégias pedagógicas.
“As avaliações de recuperação vão substituir a menor nota entre os dois primeiros bimestres do ano letivo. Por isso, todos os estudantes dos anos e séries avaliados, mesmo com notas acima de cinco, poderão participar e serão beneficiados com a revisão e atualizações do boletim escolar”, explica João Pinhata, coordenador de avaliações da Seduc-SP.



