Um dos principais eventos culturais do litoral paulista, a 13ª edição do Santos Jazz Festival está chegando com muitos shows, oficinas, bate-papos e apresentações ao ar livre.
O evento, que começa nesta sexta-feira (25), com programação gratuita até domingo, terá o show de abertura, no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3), no Centro Histórico, às 19h, com Alice Caymmi e Catto, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS).
Juntas, as artistas prestam homenagem a dois ícones da música brasileira: Gal Costa e Caetano Veloso. O tributo contará com releituras de clássicos que marcaram gerações, em arranjos especialmente preparados para o formato sinfônico.
Alice Caymmi
Alice Caymmi, representante da nova geração da música brasileira, é neta de Dorival Caymmi, filha de Danilo e Simone, além de ser sobrinha de Nana Caymmi. Cantora, compositora e atriz, começou a cantar e compor aos 10 anos. Em 2012, lançou seu primeiro álbum autoral, ‘Alice Caymmi’. Em 2014, ano que lançou ‘Rainha dos Raios’, ganhou o Prêmio Multishow na categoria Versão do Ano com a música ‘Homem’ (Caetano Veloso). Em 2015, foi uma das atrações do Palco Sunset, no Rock in Rio. Também se apresentou no Boulevard Olímpico, nas Olimpíadas Rio 2016 e no Rock in Rio, em 2017.
Catto
Cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, designer e diretora audiovisual, Catto é conhecida por sua voz marcante e performances intensas. Ao longo de seus 15 anos de carreira, a gaúcha radicada em São Paulo lançou sete registros em estúdio, entre álbuns, EPs e discos ao vivo, além de colaborações com outros grandes artistas. Já cantou com ícones como Maria Bethânia, Marina Lima, Ney Matogrosso e Zélia Duncan, além de ter suas músicas nas trilhas sonoras de novelas da Rede Globo.
Dj e feira
Antes do concerto, a noite de abertura do festival terá performance do VDJ Mamuth – um dos grandes nomes do cenário da black music da Baixada Santista. O Arcos do Valongo também receberá uma feira criativa, com cerca de 30 expositores locais, além de praça de alimentação e Espaço Kids.
O evento é viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Santos Brasil, Porto de Santos e DP World. A correalização é da Prefeitura de Santos, com apoio da Pinacoteca Benedicto Calixto e Sesc Santos. Informações: @santosjazzfestivaloficial.
Confira a programação completa
Sexta-feira (25/7)
Local: Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3 – Valongo, Santos)
18h – VDJ Mamuth
19h – Orquestra Sinfônica Municipal de Santos convida Alice Caymmi & Catto (homenagem a Gal Costa e Caetano Veloso)
21h – Keith Dunn (EUA) & The Simi Brothers
22h30 – Rosa Rosah & Banda (lançamento do álbum “O Som do Guizo”)
23h50 – Joabe Reis Quinteto convida Vanessa Moreno
Sábado (26/7)
Local: Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3 – Valongo, Santos)
14h – VDJ Mamuth
14h30 – Camerata e Coral do Projeto Guri
15h30 – Quarteto Prêt-à-Porter (Kadu Abecassis, Bárbara Dias, Fabiano Guedes e Tanauan Nogueira)
17h – Americana Jazz Big Band
18h30 – Big Chico (tributo aos 100 anos de BB King)
20h – Ivan Mazuze (Moçambique) & Ney Conceição e Banda
21h30 – “Michael in Jazz” com Gibi Wagner & Gab Veneziani + Banda
23h30 – Marcelo Mariano Quinteto convida Pedro Mariano
01h00 – Baile Charme Chocolate Chic com DJ Mamuth e convidados
Domingo (27/7)
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos)
15h – “Cantos & Contos – Elis 80 anos”: Lançamento da nova edição do livro Elis – Nada Será Como Antes (de Júlio Maria) com participação da cantora Indiana Nomma
17h – Theorema Trio convida Monna



