A terceira fase de intervenções para a reestruturação das vias de acesso ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá será iniciada em agosto. O trecho contemplado tem aproximadamente 3 km e envolve a Rua São Paulo e a Avenida Presidente Castelo Branco, onde está situada a Base Aérea, em Vicente de Carvalho. A obra está prevista para iniciar em agosto e terminar nos primeiros meses de 2026.
Nesta fase, de acordo com a Prefeitura Municipal, será retirada toda a estrutura de asfalto, guias e sarjetas antigas. A partir disso, novas estruturas serão instaladas, junto à nova pavimentação. A sinalização viária e a drenagem para solo também serão melhoradas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O valor estimado investido é de R$ 7 milhões, sendo que parte do recurso advém do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo do Estado, com contrapartida do Município.
Segundo a administração municipal, a intervenção acontece na cidade, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra).
As fases anteriores contemplaram as avenidas Áurea Gonzalez de Conde e Presidente Vargas, ambas em Vicente de Carvalho.
Terminal de passageiros
A implantação do terminal de passageiros foi oficializada após a entrega da pista da primeira fase de obras. Ele será provisório e terá estrutura modular, composta por 21 peças. Além disso, poderá ocupar uma área de 302 m², podendo receber até 24 passageiros simultaneamente.
A pista de taxiamento, pousos e decolagens foi entregue em abril de 2025. O espaço possui 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura. Além disso, também foi feita intervenções nas pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, sistema de drenagem, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna.
O início das operações do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá é projetado para o primeiro semestre de 2026.



