RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Agosto Dourado: Saúde promoverá ações para incentivar o aleitamento materno em Araçatuba

Município de Araçatuba intensifica ações de conscientização sobre aleitamento materno durante o Agosto Dourado, com capacitações técnicas e encontros informativos em unidades de saúde.

Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba promove durante o mês de agosto uma série de atividades dedicadas à conscientização e incentivo ao aleitamento materno. A programação conta com capacitações para enfermeiros e encontros com gestantes.

As ações integram a campanha Agosto Dourado. O slogan da Semana Mundial da Amamentação deste ano é “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, conforme anunciado pela Aliança Mundial para Ações de Aleitamento Materno (Waba).

Segundo a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba, Jesiela Passarini, a campanha visa destacar os benefícios do leite materno, tanto para a saúde do bebê quanto para a mãe, além de promover o apoio às mulheres que amamentam.

CAPACITAÇÃO

O BLH receberá em quatro sextas-feiras de agosto, no período da manhã, grupos de enfermeiros da Atenção Básica para uma capacitação com o tema “Principais dificuldades na prática do aleitamento materno”. O objetivo é orientar como os profissionais podem auxiliar nutrizes (mulheres em período de amamentação) e fortalecer esse ato de amor tão importante.

A programação conta também com reuniões para gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) e familiares sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno. Os encontros vão acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) urbanas entre os dias 14 e 29 de agosto, e serão conduzidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

ALEITAMENTO MATERNO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que os bebês sejam alimentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. Mesmo após a introdução alimentar, o ideal é manter a amamentação até os dois anos ou mais da criança.

Conforme o Ministério da Saúde, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de cinco anos por causas evitáveis. Também diminuiu o risco de desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

“A cor dourada da campanha representa o padrão ouro da qualidade do leite materno. O Agosto Dourado é uma oportunidade para reforçarmos a importância da amamentação para o maior vínculo entre mãe e bebê, gerando benefícios e um futuro mais saudável para as crianças”, afirmou Jesiela.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS