Dois homens foram presos na noite de segunda-feira (28) suspeitos de furtarem aproximadamente sete mil litros de combustível de dutos subterrâneos localizados na zona rural de Paraibuna.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o boletim de ocorrência, a ação criminosa foi descoberta após o serviço de inteligência da Transpetro, empresa responsável pelos dutos, identificar uma queda repentina de pressão, indicando possível desvio do material.
A Polícia Rodoviária foi acionada e intensificou o patrulhamento na região. Por volta das 23h10, uma equipe avistou um caminhão saindo de uma estrada vicinal e acessando a Rodovia dos Tamoios. Diante da atitude suspeita, os agentes deram ordem de parada. O veículo entrou em uma rua de terra sem saída, onde foi abordado.
Durante a abordagem, os dois ocupantes do caminhão confessaram que haviam extraído o combustível diretamente dos dutos utilizando mangueiras e tonéis plásticos. No compartimento de carga, foram encontrados sete reservatórios com capacidade de mil litros cada, totalizando sete mil litros de combustível.

Aos policiais, os suspeitos relataram que receberiam R$ 3 mil para transportar o material até a região metropolitana de São Paulo. Além do caminhão, também foram apreendidos um aparelho celular, R$ 5 mil e o próprio combustível, que foi recolhido por uma representante da empresa responsável pelos dutos.
O caso foi registrado na delegacia de plantão e os dois homens foram autuados por furto qualificado, já que o crime foi cometido em conjunto.
Em nota, a Transpetro, empresa responsável pelos dutos, informou que é vítima desse tipo de crime e que sua maior preocupação é a segurança das pessoas e do meio ambiente. Após identificar a ação criminosa em Paraibuna, interrompeu imediatamente as operações no duto para realizar os reparos com segurança.
A empresa destacou também que adota uma estratégia baseada em tecnologia de ponta, trabalho comunitário com moradores vizinhos e parcerias com a segurança pública. Desde 2020, o número de furtos caiu 90% — passando de 201 casos naquele ano para 25 em 2023.
A companhia reforçou ainda que o transporte por dutos é seguro, mas crimes como esse representam riscos para a comunidade. A população pode denunciar qualquer movimentação suspeita pelo telefone 168, que funciona 24 horas por dia, com sigilo garantido.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



