RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com queda nas temperaturas, Prefeitura de Jundiaí reforça ações da Operação Noites Frias

Com previsão de temperaturas abaixo de 8 °C, Prefeitura amplia acolhimento e entrega de kits para população em situação de rua.

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Com queda nas temperaturas, Prefeitura de Jundiaí reforça ações da Operação Noites Frias
Foto: divulgação

Com a previsão de temperaturas abaixo de 8°C em Jundiaí nos próximos dias, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), intensificou a Operação Noites Frias, em vigor desde 28 de maio. A ação tem como principal objetivo proteger pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo acolhimento, alimentação, banho quente e atendimento humanizado, com o reforço de equipes e apoio de voluntários.

A Operação é acionada sempre que a previsão do tempo aponta mínima igual ou inferior a 13 °C e se torna mais intensa nos períodos de frio severo. Nesta semana, a Defesa Civil alerta para a chegada de uma massa de ar polar, com mínimas previstas de:

  • Terça-feira (29): 9 °C
  • Quarta-feira (30): 6 °C
  • Quinta-feira (31): 7 °C
  • Sexta-feira (01): 9 °C

Para garantir a proteção de todos, as equipes de abordagem social atuarão das 19h às 7h com técnicos, enfermeiro e voluntários. A ação emergencial amplia o número de vagas nos espaços de acolhimento e prevê ainda 34 vagas extras no Centro Pop.

“Estamos mobilizando uma verdadeira força-tarefa, com o apoio fundamental de voluntários e servidores, para garantir que ninguém precise enfrentar o frio intenso nas ruas. Sabemos da resistência de algumas pessoas ao acolhimento, por isso reforçamos as equipes de abordagem para oferecer escuta, orientação e, quando necessário, o recâmbio para reencontro com familiares. O acolhimento também é estendido aos animais, com dignidade e respeito”, ressalta Luciane Mosca, gestora da UGADS.

Além do acolhimento, as equipes entregam kits de frio, compostos por cobertores, gorros térmicos e meias, às pessoas que, por diferentes razões, recusam ir para os abrigos. “Durante as abordagens noturnas, entregamos os kits porque muitos já aceitaram acolhimento à tarde. À noite, a prioridade é atender quem está em risco”, afirma Luciane.

Apoio e atuação integrada

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) atua de forma conjunta com as equipes de assistência social, podendo acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ao identificar pessoas em vulnerabilidade. O SEAS mantém três equipes circulando pela cidade 24 horas por dia.

A Defesa Civil também está mobilizada, reforçando alertas sobre os cuidados com a saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. A recomendação é reforçar alimentação, hidratação e proteção contra o frio.

Como a população pode ajudar

A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial. Qualquer cidadão pode acionar a equipe do SEAS por telefone ou WhatsApp, informando sobre pessoas em situação de rua que precisam de ajuda:

  • (11) 98531-0146 (WhatsApp – 24h)
  • 199 – Defesa Civil (emergências)

A Operação Noites Frias reforça o compromisso da Prefeitura de Jundiaí com a dignidade humana, a proteção social e o fortalecimento da rede de acolhimento, especialmente nos momentos em que o frio coloca vidas em risco.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS