No dia de hoje, ele está completando apenas 23 anos, mas – mesmo com a pouca idade – este pernambucano talentoso já movimentou a música popular brasileira com seu talento e autenticidade: saiba tudo sobre João Gomes.
O início de tudo
João Gomes nasceu em Serrita, cidade localizada no sertão de Pernambuco, com menos de 20 mil habitantes e que respira a vaquejada – uma manifestação cultural nordestina, que originou-se do manejo do gado, em que vaqueiros montados tentam derrubar um boi. A prática transformou-se em uma competição festiva e regulamentada, visando regras de proteção e bem-estar aos animais. Também movimenta a economia da região.
O final da disputa, que coroa o vaqueiro mais valente, é embalado por muita música. E se, antes, predominava o forró tradicional, atualmente também os chamados sertanejos de todas as vertentes, como o piseiro, marcam presença nas pegas de boi.
Foi em Serrita que João Gomes se encantou pelo forró de vaquejada e pelo piseiro, ritmos que apresentaram para o Brasil inteiro. A mudança para Petrolina, cidade bem maior que Serrita, com sete anos de idade, aproximou ainda mais o jovem da música e ele passou a participar do coral da igreja.
Foi no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, onde ele estudava Técnico em Agropecuária, que ele tomou coragem de cantar pela primeira vez. Isso aconteceu apenas há dois anos antes de João viralizar para o Brasil inteiro com o seu hit “Meu pedaço de Pecado”.
Um fenômeno do forró
Ele começou a gravar vídeos cantando suas músicas e a divulgar na internet, depois de alguns amigos o incentivarem, depois de vê-lo cantar despretensiosamente. A voz do artista tem um timbre peculiar, mais grave, proveniente do som das vaquejadas. Suas composições também já eram bastante originais para um garoto de 18 anos, que não tinha a música ainda como ofício. Ele conta que, desde criança, escrevia poesia no papel, estimulado pelas aulas de português.
Era setembro de 2019, e rapidamente os seguidores foram crescendo, junto com a fama e a produção audiovisual. Dois amigos o ajudaram, dando dicas para usar o TikTok, onde postava os vídeos completos das músicas que, em versões editadas, divulgava no Instagram.
Logo, João Gomes alcançou certa popularidade online. Popularidade essa que só foi crescendo mais e mais e o transformou no maior fenômeno musical da internet brasileira, hoje somando bilhões de visualizações no Youtube e milhões de streamings no Spotify.
Foi com a música “Meu pedaço de Pecado” que João Gomes viralizou. A canção – composta em parceria com o amigo e produtor Daniel Mendes – revelou o artista para o mundo no início de 2021, quando o Brasil e o mundo ainda viviam o período de distanciamento social por conta da Pandemia de Covid-19.
Logo, o artista alcançou o primeiro lugar das músicas mais tocadas do país, na playlist do Spotify: “50 mais tocadas no Brasil”. Então, os sucessos “Aquelas Coisas”, “Se For Amor” e “Eu Tenho a Senha” também viralizaram, esta última – inclusive – gravada pelo grande ídolo de João Gomes, o cearense Tarcísio do Acordeon.
João também cita como grandes influências e inspirações na hora de compôr, o poeta cearenseBelchiore o sambista cariocaCartola.
O vídeo em que canta “Eu Tenho a Senha” tornou-se seu maior hit até então. João conta que a inspiração para a música veio depois de uma oração escrita num papel. Ele andava angustiado pela situação precária de sua produção nos vídeos: poucas pessoas assistiam, e as condições para gravar não eram as melhores, dependendo sempre dos celulares dos amigos.
No dia seguinte, foi convidado por Jeovanny, um amigo que conheceu em Petrolina, tocador de sanfona (e que passou a acompanhá-lo em todas as futuras produções), para mostrar suas músicas numa vaquejada da região.
A canção consagra a imagem do vaqueiro associada a João Gomes. E se tornou um hino para milhares nordestinos de todas as idades espalhados pelo país, que encontraram no artista um tradutor de seus sentimentos. Mas o artista costuma dizer que Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Kara Véia, seus ídolos, já faziam isso há tempos: “Todas as palavras que uma canção de vaquejada pode ter já foram usadas por eles”, diz.
O que este João Gomes fez foi renovar essa tradição e imprimir nela a marca da sua geração. Ele traduz o novo sertão dançando ao som do piseiro, gênero que nasceu da falta de estrutura técnica e instrumental das bandas do interior e se transformou no sucesso das baladas sertanejas.
Levando o piseiro para o mundo
O primeiro álbum de estúdio de João Gomes – “Eu Tenho a Senha” – contou com as canções já mencionadas e mais seis faixas, entre elas o sucesso “Mete um Block Nele”. O disco foi lançado já em junho de 2021 e conta com a participação de Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes.
Desde então, João Gomes lançou pelo menos um álbum por ano. Seu segundo álbum veio em maio de 2022, “Digo ou Não Digo”. Já o primeiro DVD, “Acredite”, foi gravado no Marco Zero, em Recife, e lançado no final do mesmo ano. Com participações especiais de nomes como Vanessa da Mata, do rapper L7nnon eFagner, o show contou com um público de 150 mil pessoas.
Também em 2022, João Gomes participou pela primeira vez do festival Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, dividindo o palco com Pedro Sampaio.
Em fevereiro de 2023, ele também foi uma das principais atrações do carnaval do Recife, se apresentando novamente na Praça do Marco Zero, e dividindo a programação com artistas tradicionais do carnaval recifense como Lenine, Alceu ValençaeElba Ramalho.
Ainda em 2023, João Gomes lançou o álbum “Raiz”, em uma reverência ainda mais forte às tradições dos vaqueiros. Com o álbum, tornou-se o primeiro cantor de piseiro indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”.
No mesmo ano, o artista ainda lançou mais um álbum, “De Norte a Sul”, com o qual foi mais uma vez indicado ao Grammy Latino, na mesma categoria, em 2024.
E o segundo DVD de sua carreira também veio ainda em 2023, “Ao Vivo no Sertão”, cujo vídeo completo soma mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.
Em 2024 foi a vez do álbum “Vaquejada Tá na Moda” e do EP “Dois Lados” , e – agora em 2025 – veio o surpreendente encontro de imenso sucesso com o sanfoneiro sergipano Mestrinho e o cantautor paulistano Jota.pê, no álbum“Dominguinho”.
Ainda em 2025, João Gomes já lançou mais um álbum e DVD: “Do Jeito que o Povo Gosta”.
Ele não pára! E tem apenas 23 anos. Feliz aniversário, João Gomes!



