A transferência da elefanta Bambi, atualmente sob os cuidados do Bosque Fábio Barreto, deve acontecer nesta quarta-feira (23). O animal será levado ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT).
O início do transporte depende da adaptação do animal a uma caixa especial, em que o mesmo será transportado. De acordo com o biólogo Daniel Moura, diretor do Santuário de Elefantes, o processo, denominado aclimatação, leva em consideração o tempo de adaptação do próprio animal, sem qualquer interferência humana.
“Nesse processo de aclimatação, o animal entra e sai da caixa, sente o cheiro dela e o estimulamos de maneira positiva a ficar lá. Mas o processo tem que ser natural, sempre no tempo do elefante, nunca no tempo do humano”, afirmou o biólogo.
Nesta terça-feira (22), foram, aproximadamente, dez horas de tentativas para que Bambi entrasse e permanecesse com conforto dentro da caixa utilizada para o transporte. Devido o longo tempo para a adaptação, os especialistas optaram por não fechar a caixa, considerando que Bambi não estava confortável.
A viagem para o SEB será feita em um caminhão adaptado, e deverá durar cerca de 30 horas. Uma equipe de veterinários acompanhará o comboio, que ainda terá escolta da Polícia Rodoviária Federal.