A emoção tomou conta do Shopping Parque Balneário, em Santos, que mais uma vez se tornou palco de uma das maiores campanhas de solidariedade do Brasil: a Ação do Coração. Até o dia 2 de agosto, quem passar pelo piso térreo do shopping poderá participar gratuitamente da confecção de corações de tecido, símbolo da campanha que há mais de uma década inspira amor e empatia em milhares de brasileiros.
Aberta ao público, a oficina funciona diariamente, das 15h às 20h, e integra as ações preparatórias para o grande evento que será realizado no dia 3 de agosto (domingo), na Praça Mauá. A Ação do Coração chega à sua 14ª edição com o tema “Cuidar com Amor”, destacando a importância de cuidar da saúde física, mental e espiritual de forma integral.
O cartaz oficial deste ano é assinado pelo artista Pablo Borges, que dá continuidade ao trabalho do pai, o renomado xilógrafo e cordelista J. C. Borges (1935-2024), colaborador histórico da iniciativa.
Criada em 2011 por Alexandre Camilo, em homenagem ao irmão, o ator Eduardo Furkini (1973–2011), a Ação do Coração já mobilizou mais de 269 mil pessoas, distribuiu 1,3 milhão de corações feitos por voluntários, além de 325 toneladas de alimentos, 81 mil brinquedos e 561 mil peças de roupas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Além do gesto simbólico e afetivo dos corações de tecido, a edição 2025 da campanha conta com uma importante parceria internacional: o HeartMath Institute , dos Estados Unidos, que atua globalmente com técnicas de autorregulação emocional e coerência cardíaca. No Brasil, a colaboração se dá por meio da plataforma BeHeart, que oferece capacitação para terapeutas, cursos e um aplicativo voltado ao fortalecimento da saúde emocional.
Com o slogan “Cuidar com Amor”, a Ação do Coração reforça que o bem-estar emocional precisa receber tanta atenção quanto os cuidados estéticos, destacando a relevância de iniciativas que integram afeto, arte e transformação social.
A Ação é realizada pela Associação Eduardo Furkini e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Santos desde 2012 (Lei Municipal nº 2.884). A data oficial da campanha é celebrada anualmente no dia 2 de agosto.
Veja mais detalhes na reportagem:



