O novo equipamento público que está sendo construído em Praia Grande, o Parque Mirim, contará com piso, mobiliário e brinquedos adaptados, visando atender da melhor forma pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
As obras no local estão entrando em fase final de construção. Com mais de 22 mil metros quadrados, o equipamento ficará na Rua Rosa Marly de Souza, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Avenida Presidente Castelo Branco, Bairro Mirim. A previsão é que o local seja entregue à população ainda em 2025.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A inclusão no local já é iniciada do lado de fora, pois todo o passeio no arredor do parque contará com piso tátil, para orientar no solo pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Cada entrada do parque terão mapas táteis para que pessoas com deficiência visual possam se guiar para cada um dos pontos de interesse do parque e o piso de todo o parque foi escolhido para ser liso sem obstáculos.
As hortas que serão instaladas no local também serão inclusivas: normalmente estes espaços são feitos apenas com canteiros e terra, o que dificulta o acesso a cadeiras de rodas, porém, na horta do parque serão feitas passagens que possibilitam a interação com todos, inclusive de cadeirantes.
As áreas de lazer também serão acessíveis, com os brinquedos no playground adaptados e com quadras esportivas que poderão ser utilizadas por todos (todas serão feitas sem desníveis e de fácil acesso). Entre os bancos contínuos que estão sendo instalados no local foram feitas aberturas para que pessoas em cadeira de roda possam se integrar juntamente com todos, lado a lado, não precisando estar deslocados, inclusive podendo ser usados também por mães com carrinhos de bebê.
O local terá equipamentos esportivos, paisagismo, iluminação completa e câmeras de
videomonitoramento. O projeto contempla quadras de basquete de 3×3, quadras de futebol, pista de cooper e área para tênis de mesa. O local deve contar ainda com um espaço para exposições artísticas, playground, ringue de patinação e ciclovia. Para incentivar a qualidade de vida e mais saúde, o parque contará ainda com uma área ao
ar livre para atividade física de idosos.
As obras estão sendo coordenadas pela Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande (Seop) e vão ao encontro do Plano de Governo da atual gestão que prevê a conclusão da instalação deste parque, resultando em um grande complexo de lazer para toda família, valorizando também os imóveis nos arredores e o bairro no geral.
O local está sendo construído em área não edificada de dutos do gasoduto Merluza, gerido pela Transpetro, onde estão sendo utilizadas estruturas com fundações de pouca profundidade, unindo segurança e máximo aproveitamento do formato linear do parque.



