Começam nesta terça-feira (5) os atendimentos da Carreta da Mamografia em Praia Grande. A unidade móvel ficará estacionada até o dia 16 de agosto no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), no Bairro Aviação. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal, e oferecerá gratuitamente 500 exames de mamografia para a população.
A carreta chegou à cidade na noite de sábado (2) e passou por ajustes técnicos antes de iniciar os serviços. O atendimento será realizado de segunda a sábado, por ordem de chegada e com distribuição de senhas. De segunda a sexta-feira, serão oferecidas 50 senhas diárias com atendimentos das 8h às 17h. Aos sábados, 25 senhas estarão disponíveis, com horário das 8h às 12h.
O foco da ação é o rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos, que devem comparecer apenas com RG e Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos e com mais de 70 anos também poderão fazer o exame, desde que apresentem, além do RG e Cartão SUS, um pedido médico. Pacientes já aguardando mamografia pelo sistema municipal também poderão ser atendidas, seguindo as mesmas orientações.
As imagens dos exames são impressas e entregues imediatamente às pacientes. O laudo médico é disponibilizado em até 48 horas pela internet. No momento do exame, a paciente recebe um protocolo com login e senha para acessar o resultado online.
O Cemas está localizado na Rua Thomé de Souza, 1313 – Bairro Aviação.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil pode registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama por ano entre 2023 e 2025. A mamografia é uma das principais ferramentas para o diagnóstico precoce, essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade da doença.
“A ação da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado visa o rastreamento em mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos. Esse exame é de extrema importância, essencial na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de cura, além de reduzir a mortalidade pela doença”, afirmou a secretária-adjunta de Saúde Pública de Praia Grande, Lucia Helena Corte Alcântara.
Além da carreta, o município oferece acompanhamento integral à saúde da mulher por meio das 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que cobrem 100% do território. Praia Grande também conta com o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, no Bairro Caiçara, referência nos cuidados com mama e colo de útero. Pacientes com exames alterados são encaminhadas ao serviço, onde são avaliadas por ginecologistas e mastologistas e, se necessário, encaminhadas para tratamentos de maior complexidade.



