RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com Dia dos Pais, Comércio de Ribeirão Preto espera crescimento de até 4% nas vendas de agosto

67% dos consumidores de Ribeirão irão às compras na quarta data mais importante do calendário varejista, estipula o levantamento

Foto: Agência Brasil

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto espera crescimento médio entre 2% e 4% nas vendas de agosto de 2025, mês em que é comemorado o Dia dos Pais. 

É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente o Varejo de Ribeirão Preto e mais 43 cidades da região.

“Vamos ter um pico de vendas até o Dia dos Pais e depois uma acomodação no restante do mês. O tíquete-médio do presente deve variar entre R$ 250 e R$ 300 reais, nessa que é a quarta data mais importante do calendário varejista. O valor está acima do estimado no ano passado, uma vez que, de lá para cá, a inflação provocou alta dos preços”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.

Vale lembrar que a projeção de vendas para agosto de 2024 foi para uma de alta entre 3% e 5%, e não se concretizou. Na ocasião, o desempenho teve leve variação positiva de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2023.

CNC

A expectativa de vendas para o Dia dos Pais 2025, em Ribeirão Preto, vai ao encontro da estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que é para um crescimento médio de 3,2% com volume de vendas projetado em R$ 7,84 bilhões no varejo brasileiro. As maiores movimentações tendem a se concentrar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Intenção de compra

Com base em dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV SINCOVARP/CDL RP apurou que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Pais 2025. O percentual é próximo do índice nacional que é de 65%. 

Mais procurados

Os produtos campeões de vendas no Dia dos Pais 2025, serão roupas, calçados, acessórios masculinos (cintos, carteiras, óculos e etc.), perfumes, artigos esportivos, relógios, celulares/tablets/notebooks, aparelhos de tv e demais eletroeletrônicos, livros, cervejas artesanais, utensílios para churrasco e gourmet. “A tendência é de que os filhos optem por comprar presentes relacionados à personalidade e às necessidades do pai”, diz Galli.

Jornada Figital (Físico + Digital)

O levantamento CNDL/SPC Brasil/Offerwise, aponta que 78% dos consumidores pretendem pesquisar os preços antes de comprar o presente, sendo que 81% farão isso online e 68% em lojas físicas, uma alta de 9% em relação ao ano anterior.

Ambientes de compra

Em Ribeirão Preto, o CPV SINCOVARP/CDL RP projeta que 74% dos consumidores comprarão em lojas físicas, percentual um pouco abaixo da projeção nacional que é de 76%. 44% farão alguma compra online (a projeção nacional é de 43%), usando aplicativos (70%), sites (65%) e até redes sociais, como o Instagram (19%).

Contexto local

Pelo fato de Ribeirão Preto ser uma capital regional de consumo, a tendência é de que milhares de clientes da região venham comprar aqui, tanto no Comércio de Rua quanto nos shoppings, aproveitando para fazer passeios em família. Ainda mais nesse período logo após o dia do pagamento.

Contexto Nacional

Por outro lado, o cenário macro-econômico ainda não está “jogando a favor” do consumo, como deveria. A inflação continua em alta e a taxa de juros (Selic) no patamar de 15% ao ano, encarecendo o crédito. Os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias brasileiras também continuam altos. “É um conjunto de indicadores que mostra o enfraquecimento do poder de compra do consumidor diante de preços maiores. O grande ponto de atenção do momento é com a crise tarifária entre Estados Unidos e Brasil, que ainda promete se alongar na expectativa de um acordo”, finaliza o Diego Galli Alberto.

Horário especial de funcionamento

Para o Dia dos Pais, haverá horário estendido de funcionamento no Comércio Varejista de Ribeirão Preto na sexta (8), com abertura facultativa até às 22h, e no sábado (9), com abertura facultativa até 18h, conforme Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre SINCOVARP e SINCOMERCIÁRIOS RP. Os shoppings funcionarão normalmente no sábado (9), das 10h às 22h, e no domingo (10), das 14h às 20h. Apenas o Shopping Santa Úrsula funcionará no sábado (9), das 9h às 21h, e no domingo (10), das 14h às 20h, também segundo a CCT.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS