A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participará do mutirão nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e pelo Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais). A ação será realizada no dia 16 de agosto, das 9h às 13h, na sede da Defensoria Pública, localizada na Nova Ribeirânia.
A iniciativa oferece exames de DNA gratuitos, reconhecimento voluntário de paternidade, tentativas de conciliação entre as partes e orientações jurídicas. A coleta do material genético será feita por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo dados da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), em 2023, 464 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento em Ribeirão Preto. Em 2025, até o início de agosto, esse número já soma 181 registros.
O reconhecimento de paternidade é essencial para assegurar direitos fundamentais da criança, como acesso à herança, benefícios previdenciários, além do direito à identidade e ao vínculo familiar.
O mutirão conta ainda com a parceria das Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça e Cidadania, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia).
Os interessados devem realizar o cadastro até o dia 13 de agosto, clicando aqui.



