RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Golpes pela internet crescem entre jovens; veja como se proteger

Levantamento da Serasa Experian aponta que o número de golpes direcionados a pessoas com até 25 anos cresceu 50,2%

Golpes on-line | Foto: Divulgação
Golpes on-line | Foto: Divulgação

Dados divulgados pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian apontam o aumento do número de jovens vítimas de fraudes. O levantamento aponta que o número de golpes direcionados a pessoas com até 25 anos cresceu 50,2% em abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. A mudança de foco busca perfis altamente conectados, no entanto, com menor histórico financeiro.

O levantamento também mostra que em abril o Brasil registrou 1.101.410 tentativas de fraude, o que equivale a uma tentativa a cada 2,4 segundos. Desde janeiro, o número de ocorrências mensais permanece acima de 1 milhão, demonstrando a persistência e a escala do problema.

“De modo geral, as tentativas de fraude seguem em evolução acelerada, impulsionadas por tecnologias como inteligência artificial e pela sofisticação das táticas de engenharia social. Já não se trata apenas de volume, mas de qualidade dos golpes”, destaca o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Neste cenário, a adoção de estratégias antifraude em camadas é indispensável. Soluções integradas que atuam em diferentes etapas da jornada digital permitem identificar comportamentos suspeitos com mais precisão e agir de forma preventiva, reduzindo os riscos antes mesmo que a fraude se concretize. Além disso, é essencial promover a conscientização contínua dos consumidores, que seguem sendo alvos dos golpistas”, completa.

Confira no gráfico abaixo a evolução mensal das tentativas de fraude nos últimos 12 meses:

Embora adultos entre 36 e 50 anos ainda concentrem a maior parte das tentativas de fraude (33%), seguidos pelos grupos de 26 a 35 anos (26,3%) e até 25 anos (15%), o maior crescimento proporcional foi justamente entre os mais jovens.

Na comparação com abril de 2024, as fraudes contra pessoas com até 25 anos aumentaram 50,2%, indicando um avanço preocupante sobre um público com menor histórico de crédito e, muitas vezes, menos experiência para identificar golpes. As faixas de 26 a 35 anos e de 36 a 50 anos também registraram altas, de 38,2% e 26,8%, respectivamente.

Bancos seguem como alvo principal dos golpistas, mas Telefonia liderou em crescimento anual

O setor de Bancos e Cartões continuou liderando o ranking de tentativas de fraude no Brasil, concentrando 54,2% dos registros em abril de 2025. Em seguida, aparecem os setores de Serviços (30,9%), Financeiras (7,2%), Telefonia (5,8%) e Varejo (1,9%).

Todos os segmentos registraram aumento em relação a abril de 2024, com destaque para o setor de Telefonia, que apresentou o maior salto: crescimento de 61,1% nas tentativas de fraude. Na sequência, Bancos e Cartões cresceram 32,9%, enquanto Serviços tiveram alta de 23,9%. Financeiras e Varejo apresentaram aumentos de 19% e 9,5%, respectivamente.

Confira dicas para se proteger:

Consumidores: 

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas: 

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS