Campinas foi reconhecida nesta terça-feira, 13, como a cidade com o melhor saneamento básico do Brasil. O prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, participaram da 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, promovido pelo Instituto Trata Brasil, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, onde receberam a homenagem pelo desempenho do município no Ranking Nacional de Saneamento 2025.
O levantamento colocou Campinas na primeira colocação nacional, com nota máxima em todos os quesitos avaliados: atendimento total de água, atendimento de coleta de esgoto, índice de tratamento de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimento médio per capita.
Reconhecimento de longo prazo
Segundo Manuelito Magalhães Júnior, o resultado é fruto de um trabalho contínuo para ampliar a cobertura e investir em tecnologia, garantindo mais eficiência e menos perdas na rede. Atualmente, Campinas conta com 99,95% de cobertura com água tratada, 97,10% de coleta e afastamento de esgoto e 94% de tratamento. O índice de perdas na distribuição é de 17,26%, um dos mais baixos do Brasil.
Impacto para a população
O Instituto Trata Brasil reforça que o acesso ao saneamento básico reduz internações e mortes por doenças relacionadas à falta de tratamento da água e esgoto, além de trazer ganhos ambientais e de qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cada R$ 1 investido no setor gera economia de R$ 4 em saúde.
O novo Marco Legal do Saneamento estabelece que, até 2033, todos os municípios brasileiros devem atender 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Campinas já está próxima dessa meta, servindo de exemplo para outras cidades do país.







