RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".

Campinas recebe prêmio nacional de saneamento em evento na FGV

Prefeito Dário Saadi e presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, recebem prêmio do Instituto Trata Brasil pelo 1º lugar no Ranking Nacional de Saneamento 2025.

Campinas recebe prêmio nacional de saneamento em evento na FGV
Foto: reprodução

Campinas foi reconhecida nesta terça-feira, 13, como a cidade com o melhor saneamento básico do Brasil. O prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, participaram da 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, promovido pelo Instituto Trata Brasil, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, onde receberam a homenagem pelo desempenho do município no Ranking Nacional de Saneamento 2025.

O levantamento colocou Campinas na primeira colocação nacional, com nota máxima em todos os quesitos avaliados: atendimento total de água, atendimento de coleta de esgoto, índice de tratamento de esgoto, índice de perdas na distribuição e investimento médio per capita.

Reconhecimento de longo prazo

Segundo Manuelito Magalhães Júnior, o resultado é fruto de um trabalho contínuo para ampliar a cobertura e investir em tecnologia, garantindo mais eficiência e menos perdas na rede. Atualmente, Campinas conta com 99,95% de cobertura com água tratada, 97,10% de coleta e afastamento de esgoto e 94% de tratamento. O índice de perdas na distribuição é de 17,26%, um dos mais baixos do Brasil.

Impacto para a população

O Instituto Trata Brasil reforça que o acesso ao saneamento básico reduz internações e mortes por doenças relacionadas à falta de tratamento da água e esgoto, além de trazer ganhos ambientais e de qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cada R$ 1 investido no setor gera economia de R$ 4 em saúde.

O novo Marco Legal do Saneamento estabelece que, até 2033, todos os municípios brasileiros devem atender 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Campinas já está próxima dessa meta, servindo de exemplo para outras cidades do país.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.