Um adolescente, de 14 anos, responderá por ato infracional equivalente a furto, receptação e crime ambiental, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Crimes Ambientais, por capturar e vender saguis por até R$300 em Santos.
A equipe de Investigação do 1º Distrito Policial de Santos, coordenada pelo chefe dos investigadores e sob comando da Autoridade policial, cumpriu mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Travessa São Jorge, no bairro Chico de Paula, onde um adolescente de 14 anos foi surpreendido pela presença dis agentes com dois celulares e uma gaiola usada para capturar sagüis.
A ação aconteceu na manhã de terça-feira (13) de agosto, após uma apuração da polícia sobre o furto de um celular e que acabou desmantelamento um esquema que envolvia receptação, corrupção de menor e tráfico de animais silvestres.
O menor, acompanhado dos pais, admitiu ter recebido o aparelho furtado de outro jovem, e posteriormente repassado a um terceiro.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Os policiais averiguaram o celular do genitor do adolescente e encontrou imagens do adolescente capturando e anunciado a venda de saguis, utilizando armadilhas improvisadas e mantendo os animais em cativeiro na própria casa. Segundo o homem, a prática ocorria há pelo menos um ano, com uso de alimentos como isca e tentativa de domesticação para facilitar a venda.
O pai do jovem também afirmou que alegou ter advertido o filho, mas não impediu que os animais fossem levados para casa. As gaiolas, segundo o adolescente, foi presente de terceiros e era usada exclusivamente para retirar os sagüis da mata.
Os objetos foram apreendidos pela Polícia Civil, por meio de mandado judicial da Vara da Infância e Juventude que também resultou na responsabilização dos envolvidos.
O adolescente responderá por ato infracional.



