O presidente americano Donald Trump se reuniu, nesta segunda-feira (18), com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky para discutir o futuro da guerra contra a Rússia. O encontro foi realizado no salão oval da Casa Branca e, após o término, o republicano se mostrou confiante para o avanço das negociações. Ao fim da reunião, outros líderes europeus se juntaram a dupla para debater um possível acordo.
Marcaram presença na reunião Emmanuel Macron (presidente da França), Keir Starmer (premiê do Reino Unido), Friedrich Merz (chanceler da Alemanha), Ursula von der Leyen (chefe da Comissão Europeia), Mark Rutte (chefe da Otan), Giorgia Meloni (premiê da Itália) e Alexander Stubb (presidente da Finlândia). O evento acontece três dias após a reunião do americano com o líder russo Vladimir Putin.
Trump afirmou estar otimista pelo fim da guerra, mas os europeus querem garantia por parte da Rússia de que não irá atacar a Ucrânia futuramente. “Vamos tentar colocar pressão na Rússia. Gostaria de ver um cessar-fogo em breve”, disse o chanceler alemão Friedrich Merz.
Pouco antes da reunião com Zelensky, Trump havia afirmado que tentaria organizar uma reunião trilateral com a os líderes ucraniano e russo. A declaração foi dada em uma conferência para a imprensa. Ainda segundo ele, o encontro de hoje será “decisivo”.
“Tenho a sensação que você (Zelensky) e Putin acharão uma solução. Uma solução que só pode ser chegada em conjunto com o presidente Putin. Poderei participar dessa reunião, não quer dizer que eu queira, mas eu tentarei pois salvaremos muitas pessoas”, declarou o norte-americano.
Entretanto, Trump rejeitou a ideia de um cessar-fogo imediato. “Sei que pode ser bom tê-lo, mas também entendo estrategicamente por que um ou outro país não o desejaria”, afirmou. Em contrapartida, o republicano defende que as negociações para um acordo de paz devem prosseguir durante o conflito.
Vale lembrar que no domingo (15) Zelensky admitiu pela primeira vez a possibilidade de ceder parte do território ucraniano, um dos pontos exigidos pelos russos.



