RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pessoas em situação de rua participam de palestra sobre saúde bucal no Centro POP de Araçatuba

Atividade integra a Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua e reforça cuidados de saúde e cidadania no município

Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba promoveu, nesta segunda-feira (18), uma palestra sobre saúde bucal voltada às pessoas em situação de rua.

A atividade foi realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Durante o encontro, a cirurgiã dentista Marina Araújo Cavinatti, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Amélia, passou orientações práticas sobre a importância da escovação correta e prevenção do câncer bucal. Também foram entregues kits de higiene contendo escova e creme dental.

A cirurgiã dentista falou ainda sobre os serviços odontológicos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, como agendamentos para tratamento de limpeza, restauração e remoção de cáries, os horários de atendimento nas UBSs e os encaminhamentos existentes para próteses, canal e periodontia.

PROGRAMAÇÃO

A iniciativa integra a programação da Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua, que seguem até quinta-feira (21) no Centro POP. O objetivo é dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade e promover a inclusão social, por meio de ações de saúde e cidadania.

Nesta terça-feira (19), a Defensoria Pública fará um mutirão de atendimento. Na quarta-feira (20), haverá uma intervenção cênico-musical com a Cia Nuvem & Feijão. Encerrando a semana, a equipe do Consultório na Rua fará uma roda de conversa. Todas as ações serão a partir das 8h.

CENSO POP-RUA

De acordo com o último Censo POP-RUA (2024-2025), realizado pela Secretaria de Assistência Social, foram identificadas 105 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Araçatuba. Atualmente, o Centro POP atende entre 30 e 40 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O órgão oferece atendimento técnico especializado com assistentes sociais e psicólogas, café da manhã, lavanderia, local para banho e higiene pessoal, além de encaminhamento para serviços especializados, buscando a reinserção social e garantia de direitos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS