As obras do primeiro túnel subterrâneo de Ribeirão Preto, que está sendo construído no cruzamento das avenidas Nove de Julho com Independência, foram paralisadas, na tarde desta sexta-feira (7), para que o local fosse implodido. A primeira detonação aconteceu por volta das 15h e não foram registrados problemas.
O túnel fará a ligação da Independência com a Presidente Vargas, passando por baixo da Nove de Julho. De acordo com a prefeitura, a duração da obra, que faz parte do plano de mobilidade urbana na cidade, é de um ano e meio e deve custar R$ 19,8 milhões. Segundo a prefeitura, o local tem um fluxo de 2,4 mil veículos nos horários de pico, por sentido, na Presidente Vargas, e três mil na Independência.
Apesar do sucesso, tanto a passagem de veículos quanto a de pedestres tiveram que ser bloqueadas nos dois sentidos. entre as ruas Rui Barbosa e João Penteado, além da Quintino Bocaiúva e Olavo Bilac.No momento da implosão, houve barulho e uma nuvem de terra.
O trânsito foi restabelecido parcialmente no local no fim da tarde desta quarta-feira e as obras continuam a ser realizadas no local.