Recentemente, as ruas de Santos ganharam um reforço na arborização. Mais de 100 árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas no início de agosto. As novas mudas estão nas ruas Pará, Arnaldo de Carvalho, Almirante Barroso, Pedro Américo e Espírito Santo, no bairro do Campo Grande.
A seguir, o plantio continuará até chegar a 500 mudas. O bairro do Marapé também será beneficiado. O programa ‘Santos Sustentável’, da Prefeitura, lidera a ação. O objetivo é tornar a cidade mais verde e preparada para as mudanças climáticas.
Até o momento, o programa já plantou 1.729 novas árvores neste ano. A marca foi atingida em cinco meses, desde o seu lançamento em 14 de agosto. Vale ressaltar que as 500 árvores em Campo Grande e Marapé são resultado de um acordo com o Assaí Atacadista.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Originalmente, a compensação permitiu a criação de uma ‘mata urbana’ no estacionamento externo do atacarejo. Eles plantaram 194 mudas. O espaço, que já tinha 58 árvores, agora tem 252 exemplares. Isso representou um aumento de 334%. Em seguida, os novos plantios foram para as calçadas. A medida aconteceu após um Estudo de Impacto de Vizinhança. Eles usaram espécies como pitangas, ipês e grumixamas.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) comanda o programa. A meta é plantar duas mil mudas em 2025. O plano é chegar a 10 mil em quatro anos. A meta final é ter 45 mil árvores na Área Insular. O programa inclui projetos de Arborização Urbana, Conectividade Verde e Educação Ambiental.



