O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) solicitou o bloqueio de bens do influenciador Hytalo Santos e do marido Israel Nata Vicente. O pedido abrange cinco carros de luxo, empresas, além de outros bens e valores, até o limite de R$ 20 milhões. Segundo divulgado em nota do órgão, a quantia corresponde à indenização por dano moral coletivo e a medidas de reparação e assistência às vítimas
O casal foi preso na última quinta-feira (15), em Carapicuíba, São Paulo, por suspeita de exploração infantil. Segundo despacho da Justiça, a prisão preventiva, sem prazo determinado, foi decretada para evitar novos atos de destruição ou ocultação de provas, além da intimidação de testemunhas. De acordo com a Promotoria, esses atos já estariam ocorrendo desde que o influenciador tomou conhecimento da investigação.
Hytalo Santos é apontado como o principal divulgador da empresa Fartura de Prêmios, vinculada à Loteria do Estado da Paraíba (Lotep). Segundo o MPT-PB, há indícios de que ele utiliza a audiência conquistada por meio da exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais para impulsionar a venda de rifas e sorteios.
Em uma entrevista coletiva na quarta-feira (20), a defesa do influenciador afirmou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a solicitação de bloqueio. Os advogados voltaram a alegar que a prisão foi ilegal e contestaram a versão da Justiça da Paraíba de que o casal teria tentado atrapalhar as investigações.
LEIA TAMBÉM
- Do vídeo de Felca à prisão: entenda o passo passo do caso Hytalo Santos
- Justiça nega Habeas Corpus à Hytalo Santos e ex-funcionários fazem revelações
A defesa afirmou também que o casal estava em São Paulo em período de férias e negou uma possível fuga. Os advogados foram questionados sobre a escolha de Carapicuíba como destino, já que a cidade da Grande São Paulo não é considerada um polo turístico no estado.
O advogado Felipe Cassimiro respondeu que a região é frequentada por diversos influenciadores digitais. “É comum que as férias sejam nessa área, pois influenciadores interagem entre si. É natural residir ou passar férias aqui. Existem condomínios com vários influenciadores digitais”, afirmou.
Na semana passada, a polícia afirmou que um dos indícios de que o casal planejava fugir era o fato de ao menos um deles ter ido da Paraíba para São Paulo de carro -o veículo foi apreendido. A defesa argumenta que Israel tem medo de voar, motivo pelo qual teria feito os mais de 2.700 km de carro.
Sobre o caso
O nome de Hytalo Santos repercutiu nas redes sociais após a publicação de um vídeo do youtuber Felca, que acusava o influenciador de lucrar com exposição sexualizada de crianças e adolescentes. Na denúncia, Felca aprofunda-se no caso de Kamylla Santos, de 17 anos, mais conhecida como Kamyllinha,. O youtuber afirma que a imagem da jovem era utilizada de forma sensual nos vídeos de Hytalo desde que ela tinha 12 anos.
Hytalo Santos e o marido foram presos no dia 15 de agosto por agentes da Polícia Civil após pedido do Ministério Público da Paraíba. O influenciador era investigado pelo MP desde dezembro de 2024 por suspeita de exploração de crianças e adolescentes e por trabalho infantil.
Na última terça-feira (19), a Justiça de São Paulo negou o pedido da defesa do influenciador e do marido para que o casal fosse transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé. Segundo a decisão do do juiz Hélio Narvaez, eles serão transferidos para a Paraíba. Ainda de acordo com o texto, a Justiça paraibana tem prioridade na condução do caso, e o envio dos presos deve ocorrer o quanto antes. O magistrado também solicitou que sejam prestadas informações detalhadas sobre o processo de transferência em até cinco dias.



