O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anuncia, no início da tarde desta sexta-feira (9), que Ribeirão Preto segue na fase amarela do Plano São Paulo, que estuda a reabertura gradual das cidades devido a pandemia da Covid-19.
Piracicaba, Campinas, Sorocaba, Santos, Taubaté e a região metropolitana de São Paulo avançam para a fase verde do Plano São Paulo. Sendo assim, os comércios em geral e serviços podem funcionar com 60% do total da capacidade, porém adotando ainda protocolos gerais e específicos da área para o funcionamento.
Devido o mantimento de Ribeirão Preto na fase amarela, que irá durar por mais 28 dias, a Prefeitura de Ribeirão Preto deve anunciar decretos regulamento para o retorno das aulas nas redes particular e estadual.
Boletim Epidemiológico
No último boletim epidemiológico de Ribeirão Preto, divulgado na tarde desta quinta-feira (8), foram notificados 28,6 mil casos positivos e 779 óbitos, sendo que 1,4 mil exames ainda aguardam o resultado.
Segundo a plataforma LeitosCovid.org, Ribeirão Preto possui um total de 52,82% de ocupação dos leitos de UTI, o que representa 103 leitos ocupados em um total de 195.
Em relação aos leitos de enfermaria, 67,26% estão ocupados, o que representa 150 leitos ocupados em um total de 223.
Sobre o número de casos recuperados, a plataforma anuncia que 25.319 pessoas se recuperaram da doença em Ribeirão Preto.
Texto em atualização.