A mudança tempo que já era esperada após o veranico que deixou a baixada santista sob temperaturas acima de 28º, chegou na noite do último sábado (23), com rajadas de vento que passaram de 120km/h em Santos, no litoral de São Paulo. Por conta dessa ventania, muitos estragos foram registrados, como queda de árvores e semáforos. Além disso, o maior porto da América Latina teve as atividades paralisadas.
De acordo com a Praticagem de São Paulo, a velocidade máxima dos ventos foi de 121,12km/h, às 23h54 deste sábado. Por conta disso, o Porto de Santos teve a navegação interrompida às 23h50, com a operação sendo retomada somente às 3h20 deste domingo (24).
Segundo a Prefeitura de Santos, foram registradas quedas de sete árvores: nas ruas Professor Augusto Coelho e Souza, Dr. Arthur Porchat de Assis (inclinação), Álvaro Guião (2) e Nabuco de Araújo.
Os trabalhos para a retirada dessas árvores envolveram equipes da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), por meio da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), além da Defesa Civil e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

Ocorrências nas demais cidades da região
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente informou que a Defesa Civil foi acionada para atender ocorrências de quedas de quatro árvores e um muro nas proximidades da linha amarela.
As quedas de árvore foram nas ruas: Visconde do Rio Branco; João Ramalho; Frei Gaspar e Rua Francisco Bensdorp.
De acordo com a administração municipal, a Defesa Civil em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e com o Corpo de Bombeiros, está realizando os serviços necessários para garantir a segurança da população nos locais afetados pela ventania.

Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que, durante a madrugada deste domingo (24), a Defesa Civil registrou ventos de até 96,5 km/h. Até o momento, também foram registradas cinco quedas de árvores no Município.
Bertioga
De acordo com a Defesa Civil da cidade, os ventos chegaram a aproximadamente 60 km/h nesta madrugada. Foi registrado um caso de árvore caída, que foi enviado à Secretaria de Serviços Urbanos para as devidas providências.
Cubatão
Segundo a Defesa Civil da cidade, houve queda de um galho em cima do muro de uma residência na Rua Maria Graziela, no bairro Jardim Casqueiro. Sem vítimas.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá disse que, na noite de sábado e na madrugada deste domingo, foram registradas duas ocorrências relacionadas à ventania: a queda de uma árvore e a queda de um poste residencial de energia. Não houve feridos ou desabrigados.
Queda na rodovia
Em nota, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), disse que uma árvore caiu na Rodovia dos Imigrantes, na altura do km 66, na pista sentido litoral, em São Vicente. A árvore foi retirada por volta de 5h40.
Ninguém ficou ferido e a queda não gerou congestionamento.

A cidade de Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe não retornaram o contato até a publicação desta reportagem.



