Tratamento completo no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto deve contar com cinco cirurgias
Aconteceu no último sábado (23), a primeira cirurgia de separação das irmãs siamesas unidas pela cabeça Heloísa e Helena. O procedimento foi no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) e trata-se de um caso raro que será tratado na unidade hospitalar da cidade.
As irmãs unidas pelo crânio foram submetidas à primeira etapa do tratamento cirúrgico para separação, estando programadas ainda mais quatro até a separação total. O procedimento de sábado contou com mais de 40 profissionais da saúde e de apoio e durou 8 horas. O caso está sendo conduzido pelas equipes de neurocirurgia pediátrica e cirurgia plástica do hospital, sob o comando do professor Jayme Farina Junior. As gêmeas seguem para cuidados na unidade de terapia intensiva pediátrica do HC Criança.
O HC de Ribeirão Preto já é uma referência no tratamento de separação de bebês siameses. No mesmo hospital, já passaram pela separação definitiva, as irmãs Ysabelle e Ysadora, do Ceará, separadas em 2018, e também as gêmeas Alana e Mariah, de São Paulo, separadas em 2023.



