A Casa da Esperança de Cubatão, uma instituição que atua no município desde 1980, celebrou a formatura de 15 crianças. O evento ocorreu no dia 20 de agosto. A celebração, aliás, marca a conclusão de um projeto de seletividade alimentar. A iniciativa é um dos destaques da instituição, que atende 515 crianças na cidade.
O projeto e os atendimentos especializados
O projeto de seletividade alimentar conta com a ajuda da fonoaudiologia e terapia ocupacional. Ele é direcionado, em especial, às crianças autistas. Por meio de oficinas culinárias, as crianças participam de todo o processo de preparo dos alimentos. As receitas são sempre saudáveis. Além disso, a instituição incentiva as famílias a replicarem as práticas em casa.
A Casa da Esperança relata resultados impressionantes. Por exemplo, há casos de crianças que antes só aceitavam alimentos de uma única cor ou textura. No entanto, hoje elas ampliaram significativamente a aceitação alimentar. A instituição atua ainda em outras áreas. Entre elas, estão a pedagogia, fisioterapia, psicologia, neurologia, pediatria, ortopedia e odontologia.
Cerimônia de formatura
A formatura teve uma cerimônia simbólica no dia 20 de agosto. O evento foi dividido em duas turmas: uma às 10h e outra às 14h. A celebração, por sua vez, contou com a presença de pais, da equipe técnica e de autoridades locais.
Durante a cerimônia, a instituição compartilhou casos de sucesso, além de entregar diplomas e uma premiação simbólica. O projeto tem gerado resultados concretos. Consequentemente, ele pode servir de modelo para outras instituições que oferecem atendimentos semelhantes.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A Associação Casa da Esperança de Cubatão “Dr. Leão de Moura” é uma instituição filantrópica. Sua missão, afinal, é a recuperação física, mental, readaptação e inclusão social de pessoas com deficiência.
Sobre a Casa da Esperança
A instituição foi fundada em 21 de março de 1980. Sua criação foi uma iniciativa de rotarianos da Baixada Santista. O objetivo, então, era oferecer um local para assistir e reabilitar pessoas com deficiência. Naquela época, elas eram atendidas apenas em Santos.
Atualmente, a Casa da Esperança atende 475 crianças e adolescentes com várias deficiências. A associação oferece atendimentos médicos ambulatoriais, odontológicos e clínicos. Além disso, ela desenvolve ações para geração de renda, orientação e inserção no mercado de trabalho para essa clientela e suas famílias. Por tudo isso, a instituição é considerada um centro de referência para o atendimento de pessoas com deficiência na Baixada Santista.
Veja mais detalhes na reportagem:



