A Prefeitura de Guararapes (SP) vai notificar e, posteriormente, multar os moradores que forem flagrados desperdiçando água. A autuação será feita por fiscais do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico do município. A iniciativa é baseada na lei municipal 4.066/2023, que proíbe o uso de água para lavagem de quintais, calçadas e veículos durante o período de estiagem.
De início, os infratores receberão uma notificação. Em caso de reincidência, serão multados em 50 Unidades Fiscais Municipais, o que equivale a R$ 231, 70.
A Prefeitura informou que, por enquanto, os níveis dos reservatórios que abastecem a cidade estão estáveis, mas o objetivo é evitar baixas futuras, para não comprometer o fornecimento de água durante o período mais seco do ano.
Guararapes é abastecido pela represa municipal, que atende a 60% da demanda de água tratada do município, e por um poço profundo, responsável pelos 40% restantes.
Consumo elevado
Estudo divulgado em 2021 pelo Departamento de Água do Município mostra que Guararapes é uma das cidades que mais desperdiçam água no Brasil. Os seus 33 mil habitantes consomem diariamente 10 milhões de litros de água tratada, o que dá uma média superior a 300 litros por pessoa.
O volume é praticamente o dobro do consumo nacional (154 litros) e quase três vezes a quantidade considerada necessária pela ONU (Organização das Nações Unidas), que é 110 litros por dia.
Serviço
O município disponibiliza canais para denúncias e informações, por meio dos números (18) 3606 8006 e (18) 3406 1065. Não é preciso se identificar.
Dicas para economizar água em casa:
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
- Tome banhos mais curtos.
- Repare vazamentos rapidamente (torneiras pingando, descarga que não para).
- Use baldes para coletar água da lavagem de mãos ou da chuva para verter em plantas.
- Evite usar mangueira para limpar calçadas; use vassoura ou pano.
- Utilize baldes para o carro.
- Junte o máximo de roupas para usar a máquina de lavar com sua capacidade total de uma só vez.



