RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Moraes aciona PGR para avaliar defesa de Bolsonaro sobre asilo na Argentina

Alexandre de Moraes investiga bolsonaristas | Foto: Nelson Jr/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu 48 horas para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre as explicações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre um possível pedido de asilo na Argentina. O prazo começou a valer por volta das 10h30 desta segunda-feira (25) e termina na manhã de quarta-feira (27).

Na última sexta-feira (22), os advogados de Bolsonaro negaram que ele tenha pedido asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. A defesa também afirmou que o ex-presidente não tem qualquer intenção de fuga e solicitou a revogação da prisão domiciliar.

A manifestação foi apresentada ao STF após determinação de Moraes. O ministro havia solicitado explicações sobre um documento de asilo político que a Polícia Federal (PF) afirma ter encontrado no celular do ex-presidente. O aparelho foi apreendido no mês passado, na investigação sobre as sanções dos Estados Unidos contra o Brasil. 

Com a decisão desta segunda-feira (25), a PGR foi notificada sobre o conteúdo da defesa de Bolsonaro. Caberá ao procurador-geral, Paulo Gonet, avaliar a adoção de providências com base nas declarações dos advogados e das provas obtidas pela PF.

Vale lembrar que na quarta-feira (20) Bolsonaro e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram indiciados pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A conclusão partiu da PF após investigações sobre a atuação de Eduardo junto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para, supostamente, promover ações de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do STF.

*Com informações de Agência Brasil*

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS