Moradores de Araçatuba (SP) reivindicaram melhorias nas áreas de lazer em bairros, incluindo a criação de academias ao ar livre, espaços para brincar, aulas de dança e a construção de uma pista de skate, durante a primeira noite das audiências públicas do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026.
O evento foi realizado na Câmara Municipal e segue nesta quarta-feira, 27, das 18h às 21h. Desta vez, os vereadores receberão sugestões relacionadas aos temas infraestrutura, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e turismo, das 18h às 19h30; e saúde e tema livre, das 19h30 às 21h.
Na primeira audiência, na noite dessa terça-feira, os temas debatidos foram: educação, cultura, meio ambiente, esporte e lazer, assistência social, entidades sociais e conselhos municipais. Participaram do encontro representantes de associações, entidades e de conselhos, empresários, servidores públicos e parlamentares da Casa Legislativa.
Dentre as sugestões apresentadas estão a revitalização do Complexo da Lagoa do Miguelão, cobertura para os pontos de ônibus da cidade, ampliação de cooperativas de reciclagem e a criação de uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência.
Cultura e Meio Ambiente
Para a área da cultura, houve o pedido de criação de um espaço para os artesãos da cidade, de mais políticas de incentivo para o Carnaval e de projetos para o retorno das escolas de samba. Na área da saúde, os participantes reivindicaram a visita de profissionais de saúde em condomínios.
Outros pedidos abordaram medidas de educação ambiental e fortalecimento da coleta seletiva no município, revitalização e melhorias de centros comunitários, recursos para entidades que lidam com o público infantil, além de criação de um canil municipal e implementação de políticas de bem-estar animal.
Os trabalhos da audiência foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Carlinhos do Terceiro (Republicanos).
Também participaram a presidente da Casa de Leis, vereadora Edna Flor (Podemos), e os vereadores Fernando Fabris (PL), Sol do Autismo (PL), Luís Boatto (Solidariedade), Ícaro Morales (Cidadania), Damião Brito (Rede), Denilson Pichitelli (Republicanos), João Pedro Pugina (PL), Gilberto Batata Mantovani (PSD) e Hideto Honda (PSD).
Os ausentes foram Luciano Perdigão (PSD), João Moreira (PP), Arlindo Araújo (Solidariedade) e Rodrigo Atayde (PRTB).



