Uma mulher foi presa em flagrante nesta quarta-feira, 27, pelo crime de maus-tratos, em Araçatuba (SP). Ela mantinha um cão em situação crítica de negligência. O animal estava doente, em sofrimento, sem ter recebido qualquer tipo de assistência ou tratamento veterinário.
O resgate do cão, em uma residência localizada no bairro Concórdia II, foi feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
A ação teve início após o CCZ receber, da própria tutora, uma foto do animal e um pedido para que fosse realizada eutanásia, sob a justificativa de que o cão era positivo para leishmaniose.
Alertados pela gravidade do caso e pela condição de abandono evidente na imagem, agentes do CCZ foram ao endereço para uma avaliação técnica.
No local, os profissionais constataram que o anima estava em estado de sofrimento, sem ter recebido qualquer tipo de assistência ou tratamento veterinário. Diante do cenário de negligência, a equipe do CCZ acionou imediatamente a GCM para fornecer apoio e suporte legal à operação de resgate.
Cão passará por avaliação clínica
O cão foi recolhido e encaminhado às dependências do CCZ, onde passará por uma avaliação clínica completa e minuciosa para receber os cuidados necessários. O protocolo para casos de leishmaniose será seguido conforme determinação das autoridades sanitárias.
A tutora foi conduzida ao plantão policial e autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos, cuja pena varia de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.
Como denunciar
A GCM e o CCZ reforçam que maus-tratos é crime e que a população é uma grande aliada no combate a essas situações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do telefone (18) 3636 1180.



