RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Militar ribeirão-pretano assume o comando do CPI-3 – Comando de Policiamento do Interior

Foto: Gabriel Yuki

Coronel Rodrigo Quintino vai comandar a Polícia Militar em 93 cidades da região]

O Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), com sede em Ribeirão Preto, conta com um novo comandante. O coronel PM Rodrigo Quintino assumiu a função no último dia 22 no lugar de Paulo Henrique Beltrami, que assumiu o CPI-5, na região de São José do Rio Preto.
Quintino ingressou na polícia militar há 33 anos no curso de formação de oficiais (CFO) e dois anos depois foi declarado aspirante à oficial. Em 2022, foi promovido ao posto de coronel da Polícia Militar.
O novo comandante já está familiarizado com a região e suas demandas no setor de segurança. Quintino nasceu em Ribeirão Preto há 52 anos, já passou pelo 9º Grupamento de Bombeiros (Ribeirão Preto e região) como comandante operacional e também foi comandante do 3º Batalhão de Caçadores (3º B.C.) no município.
Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) Rodrigo Quintino também é bacharel em Educação Física e formado em Administração de Empresas. No currículo traz ainda outras funções importantes na corporação. Entre elas:

  • Desempenhou funções como comandante operacional de policiamento na região central de São Paulo (capital);
  • Exerceu funções na Defesa Civil do Estado de São Paulo, com trabalho técnico junto à coordenadoria estadual;
  • Desempenhou funções no ministério da justiça, atuando como chefe da área técnica de bombeiros militares da Secretaria Nacional de Segurança Pública//
  • Diretor de Administração da Casa Militar do governador do Estado de São Paulo;
  • Chefe de Gabinete na Casa Militar do governador de São Paulo
  • Foi agraciado com várias medalhas de mérito pessoal, honra ao mérito, e a maior comenda da Polícia Militar, que é a medalha “Brigadeiro Tobias”.

Nesta segunda-feira (01), Rodrigo Quintino participou do programa Estúdio TH+, com José Fernando Chiavenato, onde concedeu sua primeira entrevista após assumir o novo cargo. Durante 45 minutos, o novo comandante do CPI-3 falou sobre sua volta à cidade natal e as propostas para o trabalho que engloba 93 cidades na região.

De volta pra casa

“Retornar foi um grande presente”, afirmou Quintino já no início da entrevista. O novo comandante fez questão de elogiar a equipe que estará ao seu lado nessa nova missão e lembrou: “A gente não faz nada sozinho nessa vida”.

Sobre a infraestrutura da corporação

“Trabalhamos hoje com um contingente fixo de 4 mil policiais, sendo 3.500 na ativa. Posso dizer que está dentro do contigente ideal e na média linear de defasagem em relação a todo o Estado. Nos últimos anos, o governador Tarcísio de Freitas tem dado atenção a esse recompletamento de efetivo”.

Aumento dos crimes de estupro
Na última sexta-feira (29) a Secretaria Estadual de Segurança Pública divilgou números que mostram um aumento nos números para crimes de estupro em Ribeirão Preto. Na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, o aumento passa de 17%. Em 2023, de janeiro a julho, foram 97 casos registrados. Este ano, 114 ocorrências, 17 a mais, uma a cada 38 horas. Desse total, 170 casos envolveram crianças ou adolescentes, o que representa 66%.
Questionado sobre esses números, o coronel Quintino admitiu a necessidade de dar toda atenção a esse tipo de crime, que muitas vezes se torna invísivel por ser dentro de casa e pela ausência de denúncia. O comandante lembrou que hoje, a Polícia Militar trabalha com uma das diretorias mais importantes e pouco reconhecida, que trata da polícia comunitária e dos direitos humanos. “Essa diretoria concentra a coordenação de todos os trabalhos preventivos realizados no Estado e uma de suas vertentes é a prevenção a esse tipo de crime”, explicou Quintino. O coronel ainda completou: “Não vamos admitir qualquer tipo de violência contra as mulheres”. Quintino acredita também que os números registrado pelo governo vem aumentando porque as pessoas já copmeçam a ter mais coragem para fazer a denúncia e lembrou que os números 181 e o 190 estão disponíveis 24 horas.

Números positivos

Ainda segundo os números divulgados na semana passada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, os homicídios dolosos caíram 18,18% entre janeiro e julho deste ano em Ribeirão Preto, com 18 casos contra 22 em 2024. Apenas uma morte foi registrada em julho. Também não houve latrocínios em 2025 — no ano anterior, foram três.
Em 2024, Ribeirão Preto registrou 33 vítimas de homicídio doloso, menor número desde o início da série histórica em 2001.
Para Rodrigo Quintino, esses números são reflexo de uma política de Estado desenvolvida pelo secretário estadual de Segurança Pública Guilherme Derrite desde que assuniu o cargo assumiu o cargo. “São Paulo tem hoje números positivos comapráveis aos de países de primeiro mundo. Nossa ideia é trabalhar para que esses números sejam ainda melhores”.

Crime organizado

“O crime organizado está bastante estruturado. A Policia Militar se instrumentalizou para combater essas organizações criminosas”, explicou Quintino. Segundo o comandante, não há como combater o crime organizado sem o apoio das outras polícias, Ministério Público, Receita Federal, Governo Federal e a própria sociedade. “O foco é atacar o poder financeiro do crime organizado. Não é de curto prazo, mas não vamos dar trégua para o crime”, garantiou o comandante.

Novas Tecnologias

“Estamos em tratavivas com alguns prefeitos da região para investir em tecnologia com apoio da Policia Militar. Sistema de câmeras, reconhecimento facial, o Programa Muralha Paulista (programa do Governo do Estado de São Paulo que usa a tecnologia para monitoramento e combate ao crime, em tempo real, com câmeras e outros equipamentos que permitem um rastreamento mais eficiente)”, contou o novo comandante.
Segundo Quintino,”Ribeirão Preto tem um modelo que é referência no combate ao crime, uma muralha digital no município. Já conversei com o prefeito Ricardo Silva para renovar essa parceria com um modelo semelhante ao que é usado na capital, compartilhado com outros sistemas de segurança”, explicou Quintino. O comandante usou como referência o trabalho recente e bem sucedido da polícia na Festa do Peão de Barretos, que terminou neste final de semana. “Em Barretos, milhares de faces foram moniroradas, inclusive com captura de procurados”, finalizou.

Tráfico de drogas

“A droga destrói familias, usuários, causa um mal na sociedade e se torna um círculo vicioso. A partir do uso da droga começamos a ter roubos, furtos e outros crimes em consequência desse processo. Temos que atacar tudo pra evitar esse estrago tão grande na sociedade. Precisamos de apoio da população com denúncias”, explicou o coronel.

Uso de câmeras corporais

“Sou a favor. O uso das câmeras corporais é inevitável, protege a ação policial. Tive experiências em casos críticos onde o uso das câmeras ajudou a isentar policiais de erros”.

Agradecimento à tropa
“Estou muito feliz. Temos em Ribeirão Preto e região profissionais altamente qualificados, dedicados, excelentes, que tem feito o melhor. Fui surpreendido com números excepcionais. Vou continuar contando com eles. O bom profissional é fundamental para melhorar essa sensação de segurança que a população precisa”.

Valmir Bononi

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS