Ontem (02/09) durante desenvolvimento da Operação São Paulo Sem Fogo uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até uma fazenda no município de Marabá Paulista fiscalizar focos de incêndio detectados por satélite, sendo constatada uma área de cana de açúcar de 61 hectares atingida pelo fogo de responsabilidade de uma usina sucroalcooleira.
Em contato com o supervisor agrícola da usina (um homem de 40 anos), informou que durante a colheita mecanizada o operador notou uma precipitação de fogo e que de pronto a equipe de bombeiro civil que estava próxima iniciou o combate às chamas, porém devido aos fortes ventos o fogo se alastrou e atingiu a área.
Após vistoriar a máquina colheitadeira ficou evidente que o ponto de calor que iniciou o incêndio partiu do maquinário que estava em manutenção. Diante dos fatos foi elaborado em desfavor da usina responsável pela área um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 182.700,00 por provocar incêndio em área agropastoril, com base no disposto no Artigo 56 da Resolução SIMA 05/2021.




