RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Rio Preto terá Estatuto Municipal de Proteção ao Autista

Especialista em direitos humanos Frederico Afonso será o novo secretário municipal de Direitos Humanos.

Foto: Jeniffer Maciel | SMCS

O prefeito Coronel Fábio Cândido anunciou nesta terça-feira, 2 de setembro, a criação do Comitê Gestor responsável por elaborar o Estatuto Municipal de Proteção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa representa um avanço nas políticas públicas voltadas à inclusão, acolhimento e garantia de direitos das pessoas com TEA e suas famílias.

O Comitê Gestor será presidido pelo professor Frederico Afonso, doutor em Direitos Humanos, especialista em autismo e pai de três crianças dentro do espectro. Durante o anúncio, o prefeito também comunicou que Frederico Afonso assumirá o cargo de secretário municipal de Direitos Humanos, nova pasta criada pela atual gestão, com aprovação da Câmara Municipal.

“A criação da Secretaria de Direitos Humanos e a escolha do professor Frederico Afonso como secretário reforçam nosso compromisso em unir conhecimento técnico e sensibilidade para cuidar de quem mais precisa”, disse o Prefeito.

Composição do Comitê Gestor

O comitê contará com representantes do Executivo das seguintes secretarias:

  • Secretaria Municipal de Educação
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e Pessoas com Deficiência
  • Fundo Social de Solidariedade

O Legislativo Municipal será representado pelo vereador Alex de Carvalho, que tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre o tema e trará sua experiência adquirida junto às famílias de crianças atípicas.

Também integrarão o comitê representantes da sociedade civil organizada, como a Associação Renacer, Associação Borboleta Atípica, APAE e AMA.

Próximos passos

Após as reuniões do comitê e a construção do texto final, o Estatuto Municipal de Proteção às Pessoas com TEA será encaminhado à Câmara Municipal em forma de projeto de lei do Executivo, para apreciação e aprovação dos vereadores.

A primeira reunião do comitê gestor já está agendada para o dia 17 de setembro.

“Estamos dando um passo histórico para tornar Rio Preto uma cidade mais inclusiva, humana e preparada para acolher todas as famílias. O Estatuto Municipal de Proteção às Pessoas com TEA será um marco na garantia de direitos e na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, finalizou o Prefeito.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS