Uma usina sucroalcooleira foi multada em R$ 182,7 mil pela Polícia Militar Ambiental por provocar um incêndio que atingiu 61 hectares de uma plantação de cana-de-açúcar, em uma fazenda localizada em Marabá Paulista (SP), região de Presidente Prudente (SP). A autuação ocorreu nessa terça-feira (2), durante a Operação São Paulo Sem Fogo.
A fiscalização foi motivada por focos de incêndio detectados por satélite na região. Ao chegar ao local, a equipe da Polícia Ambiental constatou a área queimada e identificou a usina como responsável pelo dano ambiental.
Causa do Incêndio
Em contato com um supervisor agrícola da usina, foi relatado que o fogo começou durante a colheita mecanizada. Segundo ele, o operador da colheitadeira notou uma “precipitação de fogo” vinda do maquinário. A equipe de bombeiros civis da própria usina, que estava próxima, iniciou o combate às chamas.
No entanto, devido aos fortes ventos, o fogo se alastrou rapidamente, consumindo uma vasta área da plantação. Após uma vistoria na colheitadeira, a polícia concluiu que o ponto de calor que deu início ao incêndio partiu da própria máquina, que estava em manutenção no momento.
A Polícia Ambiental elaborou um Auto de Infração Ambiental contra a usina. A multa foi aplicada com base no Artigo 56 da Resolução SIMA 05/2021, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que trata de infrações por provocar incêndio em áreas agropastoris.
A Operação São Paulo Sem Fogo, da qual a ação fez parte, visa intensificar a fiscalização e o combate a incêndios florestais e em vegetação no estado, especialmente durante o período de estiagem.



