RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vídeo registra estragos após descarrilamento que matou 15 em Lisboa

Elevador da Glória, tradicional ponto turístico da capital portuguesa, descarrilhou nesta quarta-feira (3)

Acidente ocorreu em famoso ponto turístico de Lisboa | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Acidente ocorreu em famoso ponto turístico de Lisboa | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os momentos após o descarrilamento do Elevador da Glória, famosa atração turística de Lisboa, que matou pelo menos 15 pessoas e deixou outras 18 feridas, sendo três em estado grave, nesta quarta-feira (3). Segundo o jornal O Público, o acidente teria sido causado pelo rompimento de um cabo de segurança, que fez o elevador colidir contra um prédio.

Os vídeos registrados por testemunhas mostram o funicular completamente destruído e os momentos de desespero que se seguiram após a tragédia.

Segundo autoridades, o acidente ocorreu por volta das 18h no horário local (14h08 no Brasil), quando o elevador fazia uma curva na Calçada da Glória. Foram mobilizados 62 socorristas e 22 veículos, incluindo ambulâncias, caminhões de bombeiros e viaturas policiais. Toda as vítimas foram retiradas das ferragens pelos bombeiros por volta das 20h30, conforme informou o chefe da corporação, Alexandre Rodrigues.

A maioria dos feridos foi encaminhada ao Hospital São José, o mais próximo do local do acidente. O Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEM) confirmou que há pessoas com sobrenomes estrangeiros entre as vítimas. Os corpos foram levados para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses para identificação.

A Carris, empresa responsável pelo funicular, informou, em nota, que o equipamento estava com a manutenção em dia. “Foram realizados e respeitados todos os protocolos de manutenção. A manutenção geral é feita a cada quatro anos e ocorreu em 2022, e a reparação intercalar é concretizada de dois em dois anos, tendo a última sido em 2024. Também têm sido escrupulosamente cumpridos os programas de manutenção mensal, semanal e a inspeção diária”, diz a nota.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa – cargo equivalente ao de prefeito -, Carlos Moedas, se manifestou em entrevista coletiva. “Estou em contato direto com o primeiro-ministro [Luís Montenegro] e o presidente da República [Marcelo Rebelo]. Vieram rapidamente para o resgate as equipes dos bombeiros e do INEM. Eu os agradeço por isso. É uma enorme tragédia e um dia muito duro”, afirmou.

Em nota, o presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, lamentou o acidente. “O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”, afirmou.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, decretou um dia de luto nacional para a quinta-feira (4), cancelou sua agenda e enviou condolências às famílias das vítimas. “O governo está, desde os primeiros momentos, acompanhando a situação e a resposta das autoridades”, disse o premiê em comunicado. “Sendo a prioridade imediata o socorro às vítimas, as autoridades competentes realizarão no devido tempo as averiguações necessárias para apurar as causas deste lamentável acidente”, concluiu.

Este é o segundo acidente envolvendo o Elevador da Glória nos últimos anos. Inaugurado em 1885, o funicular completará 140 anos em outubro. Em 2018, ele descarrilou sem tombar após uma falha de manutenção, não houve feridos na ocasião.

O funicular percorre 265 metros e 44 metros de altura, ligando a Praça dos Restauradores, na Baixa, ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Em 2002, foi classificado como Monumento Nacional, junto com os outros dois funiculares de Lisboa: Elevador da Bica e Elevador do Lavra. Cerca de 3 milhões de pessoas utilizam o transporte todos os anos.

O acidente ocorreu na Calçada da Glória, que começa na Avenida da Liberdade, famosa rua de Lisboa conhecida por suas lojas de luxo, incluindo Prada, Chanel, Louis Vuitton e Armani.

Veja vídeo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS