A concessionária responsável pela Via Dutra anunciou, na segunda-feira (8), um conjunto de ações para aumentar a segurança de romeiros que seguem a pé ou de bicicleta rumo ao Santuário Nacional de Aparecida durante o período das celebrações da Padroeira. .
Leia mais notícias da região aqui.
O anúncio ocorre após o Ministério Público Federal (MPF) ajuizar uma ação civil pública cobrando medidas emergenciais para reduzir o risco de acidentes. Segundo o órgão, ao menos dez romeiros morreram atropelados na Dutra desde 2021, principalmente em trechos sem acostamento ou áreas seguras para pedestres, como nos municípios de Roseira, Taubaté e Caçapava.
Entre as medidas anunciadas pela concessionária estão a instalação de 23 tendas de orientação em pontos estratégicos da rodovia, distribuição de coletes e faixas refletivas, placas de sinalização específicas para pedestres e ciclistas, além de ações educativas voltadas a motoristas e caminhoneiros.
Também haverá seis pontos de apoio na Rota da Luz, trajeto alternativo reconhecido pelo Santuário Nacional e considerado mais seguro para os fiéis.
O movimento de romeiros deve aumentar nas próximas semanas com a proximidade do feriado de 12 de outubro, quando é celebrado o Dia da Padroeira do Brasil.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



