A Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Saúde, preparou uma série de ações voltada ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Ao longo do mês, serão realizadas atividades em unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade, com foco na promoção do cuidado e do bem-estar mental.
Programação nos CAPS
No CAPS II Central, acontece uma atividade com terapia ocupacional nesta quinta-feira (11), às 10h, chamada Pílula Musical. Os pacientes poderão escolher músicas significativas e utilizar instrumentos de percussão como forma de expressão terapêutica. Já no próximo dia 25, também às 10h, será exibido o curta-metragem “Na travessia do Vazio”, dirigido por Gabriel Peixe, com um debate sobre autocuidado e socialização na sequência.
O CAPS III inicia sua programação na quinta-feira (11), às 9h, com a exibição dos curtas “Brilhante” e “Dia e Noite”, além de atividades criativas de escrita e desenho.
No dia 18, às 9h, será realizada a Caminhada Amarela, com pacientes e profissionais até a Praça Pedro Biagi, onde haverá alongamento ao ar livre. Para encerrar o mês, no dia 25, às 9h, acontece uma roda de conversa sobre comportamento autodestrutivo, aberta para relatos pessoais.
Atividades nas Unidades de Saúde
Na USF (Unidade de Saúde da Família) Paulo Gomes Romeo, nos dias 17 e 24, os profissionais irão tratar de temas ligados à saúde do trabalhador, incluindo a Síndrome de Burnout, voltadas tanto a pacientes quanto a servidores da saúde.
Já no próximo dia 17, às 9h, a USF (Unidade de Saúde da Família) Vila Albertina promoverá a roda de conversa “Está Tudo Bem”, com usuários da região.



