O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) desmantelou, em operação nesta terça-feira (9), uma central clandestina de receptação e revenda de celulares furtados ou roubados que operava na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A ação também resultou na prisão de dois homens.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os aparelhos chegavam ao imóvel em que os suspeitos operavam por meio de entregas de aplicativos enviadas por outras pessoas envolvidas no esquema. No local, era realizado a “triagem” dos celulares antes de revendê-los. Ao todo, 74 aparelhos foram apreendidos e encaminhados à perícia.
A Polícia Civil informou que alguns dos aparelhos já estavam embalados em plástico filme para venda, enquanto outros estavam envoltos em material para evitar o rastreio pelos proprietários. Ainda segundo a corporação, os presos não tinham contato direto com os “ladrões da ponta”, ou seja, aqueles que roubam e furtam celulares.
Também foram apreendidos uma máquina de cartão, 11 cartões dourados e três correntes douradas.
A ação foi realizada por agentes da 2ª Delegacia de Investigação sobre Crimes de Intervenção Estratégica (Disccpat), que cumpriram três mandados de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos e no imóvel utilizado para a operação.
Os detidos foram autuados por receptação e associação criminosa. A dupla foi levada à delegacia e segue à disposição da Justiça.


