RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura fez 11 mil castrações gratuitas em Ribeirão Preto em oito meses

Segundo monitoramento da Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), a cidade possui aproximadamente 300 mil cães e gatos

Foto: Guilherme Sircili

De janeiro a agosto de 2025, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou cerca de 11 mil castrações gratuitas de cães e gatos. O programa tem como objetivo ampliar o atendimento em toda a cidade, garantindo o controle populacional e promovendo o bem-estar animal.

Para o secretário de Meio Ambiente, Claudio Almeida, a intensificação da política pública é fundamental, já que por muitos anos o serviço não foi disponibilizado de forma regular. “Esse é o maior programa da história de Ribeirão Preto. Em apenas oito meses, realizamos mais castrações do que em 2023 e 2024 somados. A falta de atenção com a causa animal no passado gerou grandes desafios, que agora estão sendo enfrentados com responsabilidade e resultados concretos”, destacou.

Segundo monitoramento da Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA), a cidade possui aproximadamente 300 mil cães e gatos. O dado reforça a necessidade de ações de controle, como a castração, que contribui também para reduzir abandonos e casos de maus-tratos.

“Castrar é um ato de amor, porque garante saúde, qualidade de vida e bem-estar aos animais, especialmente às fêmeas, além de contribuir de forma decisiva para a redução do abandono. O programa contempla tanto animais com tutores quanto os que vivem nas ruas, como os gatos em colônias”, explicou a chefe da DBEA, Stefania Dallas.

Além das castrações, a Prefeitura vem ampliando as estruturas de apoio ao bem-estar animal. Entre as ações estão as obras de reforma e ampliação da unidade da DBEA, o processo licitatório para a contratação da empresa que irá gerenciar a Clínica Veterinária Pública Meu Pet e o fortalecimento das ações de fiscalização e recolhimento de animais abandonados.

Em casos de denúncias de maus-tratos ou abandono, a população pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente pelos canais da DBEA: telefone (16) 3628-2778 ou WhatsApp (16) 99170-8198. Os contatos também estão disponíveis para solicitação de serviços da divisão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS