A empresa Borrachas Mirassol (Grupo Hermelindo) inaugura no próximo sábado, 13 de setembro, sua usina de beneficiamento de borracha na cidade de Birigui, no noroeste paulista.
O proprietário, Joel de Oliveira, com mais de 35 anos de experiência na heveicultura, destaca que a unidade tem capacidade de beneficiamento de até 1.000 toneladas por mês. A previsão é que, entre dois e três anos, haja a possibilidade de compra de coágulo em um raio de até 300 km da usina.
“Esta é a realização de um sonho. Eu tenho uma empresa que comercializa borracha natural há anos, a Borrachas Mirassol, e agora estamos construindo a nossa própria usina de beneficiamento. Pretendemos inaugurar no dia 13 de setembro e iniciar as atividades em janeiro, para a próxima safra”, ressaltou Oliveira.
O empresário possui plantações de seringueira em Birigui e também no município de Prata (MG), com cerca de 50 mil árvores em produção, apresentando produtividade média de 8 quilos por árvore e cerca de 250 toneladas de borracha seca por ano.
“Eu acredito no setor, mesmo com as dificuldades dos últimos anos devido à oscilação dos preços. Essa variação é comum em culturas agrícolas, especialmente quando se trata de commodities. Nosso objetivo é atender toda a região de Araçatuba, que reúne diversos produtores de borracha natural”, explicou o empresário.
Com a construção da usina, o Grupo Hermelindo não apenas agrega valor ao seu negócio, mas também reforça o compromisso de prestigiar todos os produtores de seringueira da região de Birigui, Araçatuba, Buritama e demais cidades da Alta Paulista. O empreendimento fecha o ciclo completo da cadeia produtiva da borracha natural — da extração ao beneficiamento — e garante a produção do Granulado Escuro Brasileiro (GEB), produto final amplamente utilizado pela indústria pneumática, principalmente na fabricação de pneus.
Instalações
A usina está instalada em um terreno de aproximadamente 31 mil m². O barracão, com 2,5 mil m², terá capacidade inicial para o beneficiamento de 500 toneladas de GEB por mês.

Região Noroeste
O noroeste paulista concentra atualmente 67% de toda a produção de borracha natural do país e conta com 12 usinas de beneficiamento.




