RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

VÍDEO: suspeitos se passam por falsos técnicos de energia e causam acidente em Campinas

Os falsos técnicos ainda lançaram rojão em rua de Campinas; caso ocorreu no Jardim Chapadão e será investigado.

Foto: Representação.

Um morador do Jardim Chapadão, em Campinas, acionou uma equipe para resolver os problemas de rede – uma vez que o mesmo estava sem internet , no último dia nove, mas teve uma surpresa. Os supostos técnicos pioraram a fiação e soltaram rojão no meio da rua antes de irem embora.

Os homens que chegaram ao local em um furgão, aparentava ser de profissionais especializados, uma vez que carregavam escadas. Entretanto, durante a ação, parte dos fios da rede foi solta e ficou mais baixa do que estava previamente.

A falsa equipe não realizou o conserto e antes de deixar o local, um deles lançou um rojão no meio da rua. Na manhã seguinte, a fiação baixa, da manutenção que fizeram, causou novos problemas. Um caminhão enroscou nos cabos e arrebentou outros pontos de rede.

Leia também:

Segundo o morador, a internet é fornecida por uma operadora, que confirmou que o reparo ainda não foi concluído.

Já a CPFL, informou em nota que:

“A CPFL Paulista informa que os cabos em questão não são de energia, mas de telecomunicações, e não pertencem à distribuidora, assim como a equipe que aparece no vídeo em questão.
No entanto, uma equipe será encaminhada ao local para eliminar o risco. A concessionária também notificará as empresas ocupantes envolvidas para que verifiquem e organizem seus cabos no trecho.

A CPFL Paulista esclarece ainda que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões.

Cabe de outro lado, à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Em 2024, a CPFL Paulista emitiu 272.555 notificações a operadoras em sua área de concessão. Destas, 29.768 foram emitidas a empresas em Campinas.

A CPFL Paulista orienta ainda as pessoas para que, sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, entrem em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações que trazem risco à população e à rede elétrica, faz a correção em caráter emergencial.

Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes.”

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS