RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Família confirma morte de piloto de avião que caiu no Mato Grosso do Sul

Morte foi confirmada por familiares; mau tempo pode ter sido a causa da queda da aeronave.

O corpo do ortopedista e pecuarista Ramiro Pereira de Matos foi encontrado em meio aos destroços de sua aeronave | Foto: Álbum de Família

As buscas pelo médico ortopedista e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, de Araçatuba (SP), terminaram de forma trágica nesta terça-feira (16). Partes da aeronave que ele pilotava foram encontradas em uma fazenda no Mato Grosso do Sul, e seu filho confirmou a morte do pai.

“Sim, infelizmente, ele faleceu”, disse, consternado, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, 37 anos, ao confirmar a notícia.

Pedaços do monomotor Cessna 210 Silver Eagle, de prefixo PS-FDW, foram localizados na Fazenda Santa Terezinha, a aproximadamente 180 quilômetros do município de Coxim, em Mato Grosso do Sul.

As primeiras informações indicam que o piloto pode ter tentado um pouso de emergência devido às severas condições climáticas que enfrentava na região.

A aeronave pilotada por Ramiro Matos estava em situação normal de navegabilidade | Foto: Arquivo Pessoal

O Último Voo

Ramiro de Matos, um piloto experiente, decolou de Araçatuba (SP) às 6h39 desta terça-feira, com um plano de voo de duas horas até a fazenda da família, em Figueirópolis D´Oeste (MT). O trajeto, que ele fazia com frequência, foi interrompido quando a aeronave desapareceu dos radares.

Antes de perder o contato, o médico relatou a outro piloto que o tempo estava ruim. O filho da vítima, Waldyr, contou que, segundo esse piloto, a voz de seu pai estava “trêmula”, um sinal de que ele enfrentava uma situação de alto risco no ar.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas (aproximadamente 166 km) de Cuiabá (MT). No momento, as condições meteorológicas eram adversas, com chuva intensa e trovoadas.

Operação de Busca e Resgate

Assim que o desaparecimento foi confirmado pelo Centro de Controle de Área da Amazônia (ACC Amazônia), uma ampla operação de busca e resgate foi mobilizada.

Uma aeronave do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano) da FAB foi acionada e permaneceu em operações de busca na região.

Equipes da Base Aérea de Campo Grande (MS), utilizando aviões e helicópteros especializados, foram deslocadas para a área. A família também se mobilizou, pedindo ajuda a pilotos da região para sobrevoar o local e auxiliar nas buscas.

Em dia

A aeronave, fabricada em 1980, era de propriedade do próprio médico e, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estava com sua situação de aeronavegabilidade em dia, o que torna o mau tempo a principal hipótese parao acidente.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar as causas da queda da aeronave.

O corpo do médico e pecuarista será trazido para Araçatuba, mas ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS