O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra três policiais militares por haverem tentado matar um motoboy chamado Evandro Alves da Silva, que se encontrava pelado e desarmado em seu local de trabalho, no Morro do José Menino, em Santos.
O crime ocorreu em 30 de agosto de 2023, durante a Operação Escudo, que tinha como objetivo restabelecer o controle da ordem pública nas cidades da Baixada Santista após a morte de um policial militar da ROTA.
De acordo com o inquérito policial, os três agentes realizavam patrulhamento e se direcionaram ao local de trabalho da vítima e, através da janela do imóvel, avistaram o motoboy nu e desarmado.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Em seguida, efetuaram disparos contra ele que, mesmo baleado, quebrou a janela do banheiro e pulou de uma altura de 7 metros, caindo no chão de bruços, momento em que foi novamente alvejado.
A versão apresentada pelos oficiais trazia que a vítima se encontrava armada dentro do imóvel, o que foi desmentido pela análise das câmeras operacionais portáteis que usavam. Com ela, ficou provado que o homem não possuía nenhuma arma de fogo no momento da chegada dos policiais.
Evandro foi socorrido em estado grave, ficando 45 dias internado e boa parte em coma. A vítima teve oito costelas fraturadas, perdeu o baço e um pedaço do pulmão onde ainda está alojado um projétil.



