RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ação no Guarujá foca na prevenção do suicídio em idosos

Foto: Divulgação

Com o Com foco na saúde mental da população idosa, a ONG EducaSurf e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de GuarujáA ONG EducaSurf e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Guarujá (CMDPI) se uniram em uma ação importante. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura, faz parte da campanha Setembro Amarelo. O evento acontecerá nesta sexta-feira (19), às 16h. O local é a Associação dos Idosos Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (ASIPAVIC), na Rua Cerqueira César, 105, Vila Áurea. A entrada é livre para a comunidade.

O tema do evento é “Falar é acolher. Sua vida importa!”. O objetivo é incentivar a conversa sem julgamentos e apoiar quem precisa. O encontro terá um bate-papo com especialistas. Profissionais de diversas áreas vão abordar o suicídio na terceira idade. Entre eles, estarão uma acupunturista, um psicólogo, um fisioterapeuta, uma nutricionista e um assistente social.

A acupunturista Carmem Silvia Sodré Vieira, que participará da discussão, ressaltou a importância de sua área para os mais velhos. “A acupuntura trata o sistema nervoso central. Ela atua nos sintomas físicos, na energia vital e no equilíbrio das emoções”, declarou.

Sinais de Alerta e Onde Buscar Ajuda

No evento, os especialistas vão focar nos principais fatores de risco. Isso inclui depressão, doenças crônicas, isolamento social, luto recente e uso de álcool e medicamentos. Além disso, os participantes aprenderão a identificar sinais de alerta. Entre eles estão a tristeza constante, perda de interesse em atividades e comentários sobre a morte.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

A ação também fornecerá informações sobre onde e como buscar ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV), por exemplo, oferece apoio 24 horas. O número é o 188. Outros pontos de suporte incluem os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em resumo, a presidente do CMDPI, Lilia Rodrigues, convidou a todos a comparecer. “O evento será rico em informações. Contaremos com profissionais amplamente qualificados. O idoso de hoje é o jovem de ontem. Ele tem uma ampla bagagem de experiências. Por isso, merece respeito, atenção e carinho”, afirmou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS