Os trabalhadores da Embraer suspenderam a greve iniciada na última quarta-feira (17) após assembleia realizada na manhã desta quinta (18), em frente à unidade Faria Lima, em São José dos Campos.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a decisão de encerrar a paralisação foi motivada pela repressão da Polícia Militar, que teria atuado a mando da empresa para impedir a continuidade do movimento. A entidade classificou a ação como “forte repressão” e informou que os trabalhadores aprovaram uma nova contraproposta, que será apresentada à Fiesp.

A nova reivindicação inclui reajuste salarial de 9,5%, vale-compras de R$ 1 mil e a assinatura da convenção coletiva sem retirada de direitos. Durante a paralisação, a categoria já havia rejeitado a proposta da empresa, que previa reajuste de 5,5% e vale-alimentação de R$ 450.
Os trabalhadores também reivindicaram a assinatura da convenção coletiva que garante estabilidade no emprego até a aposentadoria para vítimas de doenças e acidentes de trabalho — cláusula que a Embraer quer modificar, reduzindo o período de estabilidade.
Apesar da greve e da mobilização dos funcionários, que, segundo o sindicato, resultou na paralisação de 100% das atividades de produção da fábrica, a Embraer afirmou, através de nota, que suas operações seguiram normalmente durante todo o período de mobilização.
A empresa não comentou a ação da Polícia Militar e também não respondeu sobre a acusação de repressão feita pelo sindicato.
O Portal THMais procurou a Secretaria de Segurança Pública, uma equipe policial foi acionada para atuar na greve e, no local, encontrou cerca de 100 funcionários impedindo a entrada dos trabalhadores que não aderiram ao ato.
“Após a chegada da equipe policial, as partes envolvidas foram orientadas e os funcionários não grevistas foram liberados para seguir com suas atividades. Os manifestantes, por sua vez, permaneceram no local, e a manifestação seguiu de forma pacífica, sem o registro de detidos e feridos. A Corregedoria da Instituição permanece à disposição para registrar e apurar denúncias”, afirmou a SSP.
A Embraer possui cerca de 12 mil trabalhadores, sendo 6 mil apenas na área de produção. Ainda não há data definida para uma nova rodada de negociação com a companhia.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



