RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Equipe do Ministério da Saúde visita Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba

Visita ao Centro de Zoonoses foi nesta quinta-feira (18), para acompanhar as ações do município na prevenção, diagnóstico e controle da leishmaniose visceral

Equipe do MS acompanha ações contra a leishmaniose em Araçatuba | Foto: Divulgação

Uma equipe do Ministério da Saúde esteve, nesta quinta-feira (18), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araçatuba (SP). O objetivo da visita foi acompanhar de perto as ações do município na prevenção, diagnóstico e controle da leishmaniose visceral, entre elas, a campanha Fora Leish.

Estiveram no órgão os consultores Lucas Edel Donato, Rafaella Albuquerque e Mércia Frutuoso, da Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, do Departamento de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

Eles foram recebidos pelo secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, pela diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, pela dirigente do CCZ, Rute Mara Floriano Paulino, e pelo gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos.

Estrutura

Os profissionais do Ministério da Saúde conheceram toda a estrutura da UVZ, que funciona no prédio do CCZ, incluindo o núcleo de digitação de arboviroses, o laboratório de análises de larvas e diagnóstico de leishmaniose visceral, além do canil.

“Lucas fez um bate-papo com a equipe de agentes de combate às endemias sobre as atividades que desenvolvemos diariamente, enquanto que Rafaela e Mércia conheceram toda a nossa estrutura e contribuíram com ideias e estratégias para ações da UVZ”, disse Santos.

Encoleiramento

O secretário de Saúde destacou que com a campanha Fora Leish, que tem a parceria do Ministério da Saúde, Araçatuba tem avançado no enfrentamento da leishmaniose, doença considerada endêmica no município. A campanha de encoleiramento de cães com coleiras repelentes está no terceiro ciclo.

“Receber a equipe do Ministério da Saúde em nosso CCZ reforça a seriedade do trabalho realizado em Araçatuba. Essa parceria fortalece e nos motiva a seguir aprimorando as ações de controle da leishmaniose, sempre com foco na proteção da saúde dos animais e da população”, disse.

Oficina

Os profissionais do Ministério da Saúde estiveram em Araçatuba para a oficina estadual de vigilância e controle da leishmaniose visceral canina, que iniciou na terça-feira (16). O encontro tem como objetivo fortalecer as estratégias de enfrentamento à doença, com a participação de 70 municípios do Estado.

A oficina termina nesta quinta-feira com apresentações dos trabalhos realizados em grupos, com avaliações e sugestões para a prevenção da doença nos municípios. O último dia da reunião foi conduzido por Tânia Suto e Vera Lúcia Fonseca de Camargo Neves, ambas do Instituto Pasteur.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS