Com um projeto para gerar inteligência de dados e ferramentas para políticas públicas educacionais em municípios da Bahia, o pesquisador Leomar da Silva, que atua na Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, foi um dos vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025. O projeto agora segue para a etapa nacional, que será anunciada em 3 de dezembro.
Leomar atua também como bolsista do Sesi Bahia, onde participa desde janeiro deste ano do Observa Sesi, iniciativa que tem eixo de atuação com dados educacionais. O projeto vencedor na Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Projeto Inovador, tem como gestores Clessia Lobo de Morais e Marcos Vinicio Monteiro, com a colaboração dos coordenadores Daniela Bitencourt Santos e Douglas Rodrigues da Silva Passos. Denominada Análise Estratégica de Dados Abertos da Educação na Bahia: Geração de Insights e Soluções Inovadoras para o Sesi e o Setor Público, a iniciativa visa a oferecer ferramentas para que as redes de ensino possam implementar estratégias para melhorar a qualidade do desempenho dos estudantes, reduzindo desigualdades.
“Primeiro identificamos quais dados seriam mais interessantes de avaliar no modelo estatístico utilizado pela Cátedra, a Análise de Componentes Principais. Fizemos levantamentos preliminares para todos os municípios da Bahia e já conseguimos identificar algumas redes que se destacam com maior crescimento no desempenho”, relatou Leomar, explicando que foram utilizados dados dos anos iniciais do ensino fundamental, comparando 2019 com 2023. “Também identificamos que, em geral, as taxas de distorção são muito altas, o que pode indicar um ponto de atenção que precisa ser endereçado com medidas específicas. Nosso principal objetivo é oferecer informações para que os gestores das redes possam ter um olhar abrangente sobre a educação no município e desdobrar em políticas eficazes.”
Para Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra, a premiação é resultado da percepção da função social das análises de indicadores e reflete o empenho do pesquisador que se formou em Matemática na USP e hoje realiza levantamentos focados em alfabetização e proficiência leitora junto à equipe. “Baseado na experiência dele com a Cátedra, o Leomar conseguiu desenvolver algo que foi inovador para o parceiro, e com possíveis reflexos em melhorias para a sociedade. Esse tipo de situação nos alegra muito, e mostra como a formação universitária, aliada ao esforço do estudante, pode gerar transformações na vida de uma pessoa”, comentou Mozart.
Sobre o prêmio
O Prêmio IEL de Talentos é promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi para reconhecer artigos e projetos inovadores desenvolvidos por bolsistas, tutores e jovens talentos que transformam oportunidades em resultados, estimulando o protagonismo, a criatividade e o desenvolvimento de soluções que gerem impacto para a sociedade e para o setor produtivo.
Em sua 22ª edição, o Prêmio IEL de Talentos Bahia contou com 118 projetos inscritos, um recorde de participações nos últimos cinco anos, e selecionou 42 finalistas, com foco em inovação e gestão estratégica para superar desafios. Os ganhadores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece no Recife, Pernambuco, no dia 3 de dezembro.
Criado na Bahia em 2004, o prêmio é uma iniciativa do Sistema Indústria responsável por programas de desenvolvimento profissional. A premiação fortalece a conexão entre estagiários e bolsistas, instituições de ensino, empresas e o mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento de talentos e reconhecendo a excelência em programas de estágio, aprendizagem e bolsas de inovação.
**Por Jornal da USP



