A Prefeitura de Araçatuba (SP) iniciou, nesta segunda-feira (22), o uso do reconhecimento facial para acesso ao Paço Municipal. O novo sistema substitui o modelo tradicional de controle, que até então exigia acompanhamento permanente na portaria. Agora é preciso fazer um cadastro para a liberação pelas catracas eletrônicas.
Segundo a administração municipal, a tecnologia entrou em operação para oferecer mais agilidade e segurança a servidores, visitantes e fornecedores. “A mudança moderniza o acesso e garante mais organização na circulação dentro do prédio”, afirmou a secretária de Adminsitração, Miriam Gon, por meio de nota.
O cadastramento começou há cerca de um mês e está sendo feito de forma gradual, sem impacto na rotina dos setores. Aproximadamente 255 servidores estão sendo inseridos no sistema, conforme a necessidade de cada área.
Além dos servidores, o sistema está disponível para visitantes e fornecedores. O cadastro é feito na recepção, com o apoio de uma servidora, e a entrada é liberada imediatamente.
“Essa inovação vai modernizar a rotina do Paço, trazendo mais segurança e praticidade para todos que passam por aqui”, destacou Miriam Gon.
Fluxo
Mesmo com a maior parte dos atendimentos concentrada no Atende Fácil, o Paço recebe, em média, 300 pessoas por dia. O reconhecimento facial chega para facilitar essa movimentação e assegurar que o acesso ao prédio seja rápido e organizado.
A tecnologia foi desenvolvida em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conta com recursos de acessibilidade, reforçando a inclusão e o uso responsável das informações pessoais.
Com o sistema em funcionamento, a administração espera que o fluxo de entrada e saída no principal prédio público da cidade seja mais eficiente, seguro e alinhado às práticas modernas de gestão.



